litsust 300x134 - Literatura & Sustentabilidade: terceira edição traz bate-papo sobre meio ambiente à Feira do Livro

Por mais um ano, grandes nomes ligados à literatura ambiental nacional estarão em Belém para participar do evento “Literatura & Sustentabilidade”, que reúne jornalistas, estudantes, representantes do poder público, ONGs e artistas para um bate-papo dentro da Feira Pan-amazônica do Livro. André Trigueiro, Matthew Shirts, Míriam Leitão e Tasso Azevedo são os nomes confirmados para a terceira edição do L&S, que será realizada no dia 31 de maio no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O evento é uma realização do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e já trouxe a Belém nomes como os jornalistas Sônia Bridi e Sérgio Abranches, o economista Sérgio Besserman, o sociólogo Ricardo Abramovay e o fotógrafo Adriano Gambarini.

Para a jornalista de economia e negócios da Rede Globo e do Jornal o Globo, Miriam Leitão o bate-papo sobre literatura e sustentabilidade cabe como uma luva numa feira de livros que tem o nome de Pan-amazônica. “Para mim foi uma honra ser convidada e participar. Ainda mais porque o público compareceu e nele vi tanta gente jovem, em pleno sábado, em debates sobre literatura. Fiquei com mais esperança ainda no Brasil”, comenta a jornalista que participa do evento pela segunda vez.

André Trigueiro, também pelo segundo ano no L&S, é jornalista autor da obra “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” e também comanda o programa “Cidades Sustentáveis”, da Globo News, que apresenta práticas e soluções ambientais em grandes cidades brasileiras.

Novos nomes – O jornalista Matthew Shirts e o consultor ambiental Tasso Azevedo participam pela primeira vez do bate-papo. Matthew é jornalista americano formado em Ciências Sociais pela Universidade de Berkeley e em História pela Universidade de Stanford. Chegou ao Brasil em 1976 como aluno de intercâmbio na Universidade de São Paulo. Tornou-se colunista do jornal O Estado de São Paulo e atualmente é redator-chefe da revista National Geographic Brasil.

Tasso é engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima. Formado pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo, atualmente é membro do conselho do Imazon, Planeta Sustentável, da Força Tarefa de REDD e do Imaflora (ONG brasileira do qual também é fundador). Foi Diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente no Brasil, secretário geral da Comissão Nacional Florestal e Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro.

Tasso foi uma das principais pessoas envolvidas na concepção e implementação do Plano Nacional do Brasil de Combate ao Desmatamento na Amazônia, que resultou em um declínio de mais de 75 no desmatamento na região, bem como na criação do Fundo Amazônia e a identificação de alvos do Brasil para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Literatura & Sustentabilidade 3 é realizado pelo Imazon em parceria com a Hydro, Grupo MB Capital, Skoll Foundation, Sol Informática e tem o apoio do Governo do Estado do Pará – Secretária de Cultura (SECULT) e XVIII  Feira Pan Amazônica do Livro. Presenças podem ser confirmadas pelo e-mail [email protected] ou via evento na página do Imazon no Facebook.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR