Fotógrafos profissionais ou amadores que se interessam pela Amazônia terão a chance de ver seu trabalho reconhecido em cinco países. O Concurso Fotográfico “Os Objetivos do Milênio na Amazônia” tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU em 2000.

As inscrições já estão abertas e o concurso escolherá oito fotos que poderão ilustrar a publicação internacional “A Amazônia e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Amazônia”, prevista para ser lançada em dezembro de 2011.

Os ODM apontam metas e indicadores para medir e orientar melhorias nas condições socioeconômicas e ambientais nas regiões mais pobres e em desenvolvimento do mundo. As fotos candidatas devem ser inspiradas em um dos 8 objetivos estabelecidos e cada participante pode enviar até três fotos. O concurso é aberto á participação de qualquer pessoa que se interesse por fotografía, profissional ou não, e ocorrerá paralelamente em cinco países (Brasil, Bolívia, Equador, Venezuela e Peru) e em duas fases, uma nacional e uma regional, nas quais oito fotos serão escolhidas e representarão cada um dos objetivos da ONU.

A iniciativa é da Articulação Regional Amazônica (ARA) com o apoio do Imazon (Brasil), Herencia (Bolívia), EcoCiencia (Equador), Grupo Faro (Equador), Wataniba (Venezuela) e CSA (Peru). O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que já publicou duas edições do estudo que avalia o desenvolvimento dos objetivos do milênio na região Amazônica brasileira, é responsável pelo concurso no Brasil.

Mariana Vedoveto, analista florestal do Imazon, explica que essa é uma iniciativa internacional, diferente das edições anteriores do livro. “A intenção, agora, é envolver e atrair mais interessados no tema, além de enriquecer a publicação com diferentes olhares sobre a Amazônia.” Ela ainda revela que a escolha das fotos será baseada em alguns critérios técnicos, especificados no regulamento do concurso, e vai considerar a pertinência ao tema, a qualidade, a beleza e a originalidade da foto candidata.

Além da oportunidade de ilustrar uma publicação internacional, os vencedores receberão menções e certificados de participação, e suas fotos ainda poderão participar de mostras nos países onde o concurso está sendo realizado.

Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de junho pelo email: [email protected], informando nome, titulo da foto, a qual ODM a foto se refere, a localidade onde foi feita, endereço, e-mail e telefone para contato. O regulamento completo do concurso está disponível no site do Imazon: www.imazon.org.br.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR