Com o objetivo de promover um bate-papo sobre natureza, bem-estar e como podemos atuar em defesa da conservação da Amazônia, o Imazon reuniu pesquisadores e influenciadores digitais nesta quarta-feira, 4, em Belém. O segundo episódio da websérie Diga Lá Imazon foi apresentado aos participantes do evento e deve estrear na próxima semana nas redes sociais do instituto. O primeiro episódio pode ser assistido aqui.

Brenda Brito, pesquisadora do Imazon, explica que o diferencial da websérie é levar conteúdo de qualidade com uma linguagem mais adaptada ao público jovem da internet. “Havia a necessidade de ter produtos de comunicação que falem sobre Amazônia e sobre as pesquisas, mas com uma linguagem diferenciada e que pudesse dialogar mais  com o público que está de fato na região”, diz. 

Na visão da jornalista Adelaide Oliveira, diretora da websérie, a proposta é tornar o conteúdo produzido por pesquisas científicas mais democrático e fazer com que o público tenha acesso ao conhecimento de maneira mais acessível. “Sempre foi um desafio usar a linguagem da ciência e colocar de uma forma mais democrática. Todo o conhecimento acadêmico que está sendo produzido precisa chegar no público e mostrar que a ciência é possível, que o conhecimento científico está no nosso dia a dia presente em tudo que está ao nosso redor. Isso precisa ser valorizado”, pontua a jornalista. 

evento imazon 300x257 1 - Imazon promove bate-papo sobre sobre natureza, bem-estar e preservação na AmazôniaO primeiro episódio da websérie abordou temas problemáticos como desmatamento ilegal, queimadas e consumo de carne. Para Paulo Barreto, pesquisador do Imazon que participou desse episódio, a experiência foi interessante. Paulo frisou ainda a importância de trazer a temática para o debate. “A gente tá vivendo um momento de tensão na questão ambiental. Empresas e investidores demandam um melhor desempenho ambiental do Brasil, então esse é um momento de expectativa de cobranças por mudanças”, afirma.

Já o segundo episódio traz uma temática mais positiva: a relação entre o homem e o meio ambiente aliado ao bem-estar que esse contato com a natureza pode proporcionar. O novo episódio, que deve ser lançado na próxima semana, conta com a participação do pesquisador Carlos Souza Júnior e dos influenciadores digitais Petterson Farias e Stefânia Costa. “Foi um prazer participar dessa produção e falar sobre esse tema. Buscar o bem-estar foi uma necessidade pessoal, pois, geralmente, focamos muito na rotina cansativa do trabalho. Então, tive que buscar uma alternativa e fiquei feliz de ter sido convidado para participar de compartilhar essa experiência com todos”, destaca Carlos Souza Jr. 

Petterson Farias revela que participar das gravações possibilitou um aprendizado novo sobre a relação entre natureza e bem-estar. “Eu sempre me senti muito bem me conectando com a natureza e a experiência de participar da websérie foi ainda melhor porque, entre uma gravação e outra, sempre aprendia ainda mais”, afirma o influenciador digital. Stefânia Costa, que produz conteúdos sobre vida saudável nas redes sociais, acredita que o contato com a natureza propicia um bem-estar ainda maior. “A conexão do bem-estar físico com a natureza é um tema que me agrada muito. Eu vejo que é uma tendência, cada vez mais as pessoas estão procurando usar esses espaços e compartilhar conhecimento sobre esse tema é um incentivo para ainda mais pessoas buscarem essa prática”, ressalta Stefânia. 

IMG 5225 768x1024 - Imazon promove bate-papo sobre sobre natureza, bem-estar e preservação na Amazônia

Diga Lá Imazon –  A websérie traz um bate-papo descontraído com influenciadores digitais paraenses e pesquisadores do Imazon sobre temas ligados à preservação do meio ambiente. A direção de Adelaide Oliveira e Junior Braga, imagens de André Mardock e Wesley Braun, sonoplastia de Luciano Mourão, montagem de Junior Braga e Rennan Rosa e produção de Igor Pontes e William Alves. O cenário das gravações é o Parque Estadual do Utinga, em Belém. O primeiro episódio já está disponível no canal do Imazon no YouTube e o segundo episódio deve ser disponibilizado já na próxima semana.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR