Header release - Em novo formato, evento reúne ambientalistas, jornalistas, economistas e médicos para ciclo de debates sobre os desafios da sustentabilidade

Diálogos Sustentáveis propõe ainda a apresentação de cases de sucesso que servirão de verdadeiras inspirações ao público presente

 

Uma das principais programações da Feira Pan-Amazônica do Livro, chega a 2016 reformulada com novo nome e formato. O evento Diálogos Sustentáveis, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, promete grandes debates sobre os desafios da sustentabilidade e seu caráter transversal na articulação de políticas públicas, na criação de modelos de negócios inovadores e colaborativos e na experiência de profissionais que mobilizam redes solidárias.

Três grandes temas nortearão as rodas de conversas. Os caminhos da Economia Criativa e da Economia Verde abre a programação e contará com a participação de Georgia Nicolau, jornalista e consultora nas áreas de cultura, desenvolvimento, inovação e políticas públicas que conhece vários ângulos do universo do empreendedorismo, tendo atuado na diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovações da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC).  Ao seu lado estará Roberto Smeraldi, jornalista, fundador e diretor da OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Smeraldi, que já publicou ensaios e livros sobre desenvolvimento, sustentabilidade, políticas públicas, florestas, viagem e gastronomia, é também coordenador do projeto Centro de Gastronomia de Belém. A jornalista Míriam Leitão, volta ao evento, e além de participar do painel também fará o lançamento de sua mais nova publicação “História do Futuro – O Horizonte do Brasil no Século XXI”.

Desafios dos Territórios Sustentáveis na Amazônia é o tema abordado no segundo painel de sábado, que contará com a presença da jornalista Adriana Ramos, coordenadora do Instituto Socioambiental; Liane Freire, Presidente do Instituto Dialog e parceira da ONU – Habitat que participa do plano de desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos em territórios impactados por grandes empreendimentos, como hidrelétricas e mineradoras; Ubiratan Cazetta, Procurador da República no Ministério Público Federal e, ainda, Sérgio Abranches, cientista Político e comentarista da rádio CBN que também já esteve presente em outras edições do evento.

O diferencial da programação está reservado para o domingo: nos painéis Experiências Compartilhadas o público poderá conhecer e se inspirar com grandes histórias de pessoas realizadoras que estão fazendo a diferença nos mais variados ramos. O dentista Felipe Rossi, do Projeto Missão África, e o neurocirurgião Erik Jennings, que atua em comunidades no oeste do Pará e acaba de lançar o livro “Paradô – Histórias de um neurocirurgião da Amazônia”, iniciam as apresentações da tarde. Tainá Marajoara, ativista responsável pelo Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá Amazônia Viva, e Ruth Guichard do Polo de leitura Resistência Guamazonica, projeto que articula diversos parceiros no fortalecimento de uma rede de bibliotecas comunitárias em Belém, fecham a programação. Assim como nos anos anteriores, espera-se bastante interação da plateia que é formada por estudantes, jornalistas, ambientalistas, gestores, dentre outros.

O evento Diálogos Sustentáveis é uma realização do Imazon, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Secretaria de Cultura do Estado do Pará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando um e-mail para [email protected] ou confirmando sua presença através do evento no Facebook.

 

Serviço

Diálogos Sustentáveis

Curadoria e mediação: Ursula Vidal

Produção e Organização: Stefânia Costa

Dias: 28 e 29/05/2015

Hora: 14h-18h

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Auditório Benedito Nunes

Como participar: enviando nome para o e-mail [email protected]

 

Programação Completa

28/05 (sábado)

Painel 01  – 14h – Os caminhos da Economia Criativa e da Economia Verde 

Georgia Nicolau – São Paulo

Roberto Smeraldi – São Paulo

 

Painel 02  – 16h –  Os Desafios dos Territórios Sustentáveis na Amazônia 

Adriana Ramos – Instituto Socioambiental – ISA – Brasília

Liane Freire – ONU Habitat – Belém

 

 

29/05  (domingo)

Painel 1   –   14h – Experiências compartilhadas I

Dr. Felipe Rossi – Projeto Missão África   – São Paulo

Érick Jennings – Medicina e trocas humanas em comunidades tradicionais da Amazônia – Santarém

 

Painel 2  –  16h – Experiências compartilhadas II

Taina Marajoara – Instituto Iacitatá / Projeto CATA – Belém

Ruth Guichard – Polo de leitura Resistência Guamazonica

 

Rodape release - Em novo formato, evento reúne ambientalistas, jornalistas, economistas e médicos para ciclo de debates sobre os desafios da sustentabilidade


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR