No dia 10 de dezembro, o Imazon organizou o evento paralelo “Making it happen: monitoring forest emissions and governance to achieve REDD com a presença de 140 pessoas. O evento discutiu dois temas relevantes sobre Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD): (1) a existência de metodologias confiáveis e suficientes para estabelecer linhas de base e monitorar emissões de carbono florestais, tema abordado no primeiro painel do evento e (2) a possibilidade de avaliar e monitorar a situação da governança florestal para orientar e auxiliar a implementação de REDD, discutido no segundo painel.

O primeiro painel “Monitoring carbon emissions from deforestation and forest degradation contou a presença de Douglas Morton (NASA), Hervé Poilvé (Infoterra) e Carlos Souza Jr. (pesquisador sênior do Imazon) que apresentaram resultados de estudos sobre metodologias de monitoramento de emissões de carbono provenientes do desmatamento e da degradação florestal feitos no Mato Grosso, com apoio da organização The Nature Conservancy.

O segundo painel “Governance of Forests Initiative (GFI) in Brazil and Indonesia contou com Crystal Davis (WRI), Giorgio Budi Indrarto (ICEL) e Laurent Micol (ICV), que apresentaram a Iniciativa de Governança Florestal, um conjunto de indicadores para avaliação de governança florestal, bem como resultados preliminares do projeto pilotos que estão sendo realizados no Brasil e na Indonésia para aplicação desses indicadores.

Ao final, Tim Clairs (UN REDD) e Sheila Wertz-Kanounnikoff (CIFOR) comentaram os dois painéis e iniciaram a seção de debates. 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR