ImazonCOP2015 - Imazon na COP-21

Iniciou nesta segunda-feira (30) a COP-21, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que reúne chefes de estado de todo o mundo com o objetivo de costurar um novo acordo entre os países para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.

A COP-21, realizada em Paris, acontece até o dia 11 de dezembro e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) participa da programação de eventos paralelos.

 

Amazon states’ leadership on reducing deforestation and low-carbon rural development

Os Estados da Amazônia e o Brasil alcançaram uma posição de liderança em todo o planeta ao reduzirem o desmatamento na Amazônia em cerca de 80% desde 2005, com uma redução de mais de 3 bilhões de toneladas de  t/CO₂ em emissões.  Entretanto, a consolidação destes avanços e a consecução de metas adicionais ambiciosas tais como aquelas formuladas pelo Pará e Mato Grosso exigirá novas políticas e incentivos para engajar o setor privado e as comunidades locais na elaboração de uma estratégia de desenvolvimento de baixo carbono.  

Realização: IPAM, Imazon, ICV, EDF.

Data: 08 de dezembro

Local: La Bourget, Room 5

16h45 às 16h48 – Steve Schwartzman (Diretor Sênior do Programa de Florestas Tropicais e Fundo de Defesa Ambiental): Mato Grosso, Pará e Amazonas – liderança global em reduções de emissões e perfis de emissões
16h48 às 17h03 – Simão Jatene (Governador do Pará): A estratégia de desenvolvimento rural de baixo carbono do Pará – meta de redução do desmatamento até 2020, Programa Municípios Verdes, Cadeias de Valor Sustentáveis.

17h04 às 17h19 – Pedro Taques (Governador de Mato Grosso): A estratégia de desenvolvimento rural de baixo carbono do Mato Grosso – estratégia multi-setorial “Produção, Conservação e Inclusão”

17h20 às 17h30 – Laurent Micol (Diretor Executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), Sylvain Goupille, Fundo de Investimento Especializado ‘Althelia Climate Fund’): Projeto Novo Campo de pecuária sustentável, Mato Grosso.

17h30 às 17h40Brenda Brito (Pesquisadora Associada do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon): Moratória de Soja, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Pecuária e desmatamento.

17h40 às 17h50 – André Guimarães (Diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): Implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cadeias de fornecimento de commodities no Mato Grosso e Pará.

17h50 às 18h – Marina Silva (Ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil): Acabando com o desmatamento na Amazônia: governo federal, estados, empresas e sociedade civil.

18h às 18h10 – Ken Alex (Conselheiro Sênior do Governador Jerry Brown, California) – Mercado de Carbono da Califórnia, a Amazônia e desmatamento.

 

Apresentação Plataforma MapBiomas

Iniciativa recém-lançada permite a produção de mapas e relatórios anuais da cobertura e uso da terra no Brasil em uma plataforma aberta e colaborativa. Saiba mais aqui.

Participação: Carlos Souza (Pesquisador Sênior do Imazon)

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR