Adriano Gambarini, André Trigueiro e Sônia Bridi. Esses são os três grandes nomes que farão parte da segunda edição de “Literatura & Sustentabilidade”, bate-papo entre grandes autores da literatura ambiental brasileira que o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon realiza desde o ano passado dentro da Feira Pan-Amazônica do Livro. Em 2013, com a mudança no cronograma da Feira, o evento será realizado no dia 27 de abril no Hangar.

O bate-papo “Literatura & Sustentabilidade 2”, apenas para convidados, reunirá lideranças do setor ambiental, social e político além de empresários, intelectuais, jornalistas, artistas, ONGs e estudantes. Para Beto Veríssimo co-fundador e pesquisador do Imazon, que mediará o evento, esta é uma oportunidade ímpar, pois estará reunido um grupo seleto de autores. Em 2012, mais de 600 pessoas participaram da conversa com Miryam Leitão, Ricardo Abramovay, Sérgio Abranches e Sérgio Besserman na primeira edição do evento.

Um Painel de Áreas Protegidas vai trazer o fotógrafo Adriano Gambarini, a pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira e Erika Queiroz do Fundo Vale. Gambarini é fotógrafo da National Geographic Brasil e é autor fotográfico de doze livros de arte e dois de poesia, tendo documentado Planos de Manejo de Unidades de Conservação, Projetos de Estudo de Impacto Ambiental e Expedições Científicas de ONGs. “Eu vou para lugares como a Calha Norte do Pará por pura entrega. A única coisa que importa é estar ali, documentando aquele lugar e aquela situação, seja uma paisagem fantástica ou o trabalho de um pesquisador”, comenta o fotógrafo que também é geólogo, espeleólogo e mergulhador.

Para Erika Queiroz, o tema de Áreas Protegidas apresenta desafios e precisa ser mais refletido e discutido. Recentemente, o Fundo Vale lançou uma publicação sobre o assunto, trazendo à tona conceitos e ações que alcançam resultados interessantes e inspiram a busca de soluções para a conservação da Amazônia. “Apostamos na construção de mecanismos eficazes, valorizando boas e novas ideias, somando competências e recursos entre diferentes atores da sociedade, atuando em redes de gestão do conhecimento de forma colaborativa”, explica.

Os jornalistas André Trigueiro e Sônia Bridi somam os temas de cidades sustentáveis e mudanças climáticas à conversa do dia 27. Trigueiro atua hoje na Rede Globo e é autor de livros como “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise”. No Jornal da Globo apresenta o quadro “Sustentável”, especialmente criado por ele, além do programa “Cidades Sustentáveis” na Globo News, que apresenta práticas e soluções ambientais em grandes cidades brasileiras.

Sônia Bridi, também da Rede Globo, lançou em 2012 o livro “Diário do Clima” com relatos os impactos das mudanças climáticas ao redor do globo que resultaram em uma série exibida no Fantástico. Atualmente comanda a série Planeta Gelado no programa.

“Literatura & Sustentabilidade 2” é uma realização do Imazon em parceria com a Sol Informática e Fundo Vale, e apoio do Governo do Estado do Pará – Secretária de Cultura (SECULT) e XVII  Feira Pan Amazônica do Livro. Convites podem ser solicitados pelo e-mail [email protected].

 

SERVIÇO

Literatura & Sustentabilidade 2

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – XVII Feira Pan-Amazônica do Livro

Data: 27 de abril de 2013

Horário: 14h30 às 19h

CONVITES PODEM SER SOLICITADOS PELO E-MAIL [email protected]


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR