Cópia de mapbiomas IVƒ a 01 300x243 - Nova plataforma mapeará dinâmica de uso da terra em todo o Brasil nas últimas três décadas

No dia 26 de novembro, uma rede de ONGs, universidades e empresas lança a plataforma on-line MapBiomas, que produzirá mapas e relatórios anuais da cobertura e uso da terra no Brasil e remontará a série histórica desde 1985 até os dias atuais.

O objetivo da iniciativa é identificar as transformações do uso da terra em áreas com floresta, pecuária, agricultura, diferentes culturas, reflorestamento, áreas urbanas em todo o território nacional, utilizando a ferramenta aberta do Google Earth Engine. São analisados todos os biomas terrestres (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica) e três áreas transversais – agricultura, pecuária e zona costeira.

A plataforma MapBiomas surgiu da necessidade de informações atualizadas sobre a dinâmica de uso da terra no Brasil para contabilizar as emissões de gases de efeito estufa do País e subsidiar políticas públicas no setor de uso da terra e agropecuária.

No evento de lançamento, será apresentada a plataforma aberta e colaborativa criada para gerar os mapas e a primeira série piloto de mapeamento de cobertura do solo elaborada para o período de 2008 a 2015 para todo o Brasil.

Após a apresentação das funcionalidades e da metodologia, será realizado um debate com a participação de Ana Cristina Barros, Secretária da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (Ministério do Meio Ambiente) e outros convidados.

O evento ainda contará com a presença de representantes da embaixada da Noruega e terá a apresentação dos desenvolvedores da plataforma com os parceiros de tecnologia, como o Google, Terras, Ecostage e ArcPlan.

 

Serviço

Data: 26 de novembro, quinta-feira

Horário: 10h às 12h30

Local: Museu A Casa – Av. Pedroso de Morais, 1216, São Paulo/SP

Contato para a imprensa: Stefânia Costa ([email protected]) / Daniela Ades ([email protected])

Inscrições pelo link: http://goo.gl/forms/j0hJx0222S.

OBS.: A coletiva de imprensa também poderá ser acompanhada via transmissão on-line.

 

Convite MapBiomas 26.11 2 - Nova plataforma mapeará dinâmica de uso da terra em todo o Brasil nas últimas três décadas


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR