Um grupo formado por organizações da sociedade civil entregou, na última quinta-feira (04), uma carta ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, elencando 14 ações consideradas estratégicas para o combate ao desmatamento. A carta alerta que o Brasil enfrentará nos próximos dois anos um dilema socioambiental. “Ou persegue, de maneira firme e efetiva, a eliminação do desmatamento no país, ou dará margem a retrocessos, permitindo a continuidade da destruição dos ecossistemas, em especial nos biomas Amazônia e Cerrado”, diz trecho do documento.

Revisão imediata da meta de zerar o desmatamento ilegal apenas em 2030, aumentar a eficácia da fiscalização, implementar as necessárias condições de transparência e acesso aos dados do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), incentivar a produção agropecuária sem desmate e criar incentivos financeiros para conservação são algumas das medidas sugeridas pelos especialistas.

Medidas mais firmes precisam ser tomadas com urgência devido a ameaça de retrocessos de políticas públicas de combate ao desmatamento. Será preciso, para tanto, uma convergência de esforços governamentais, da sociedade civil e das empresas.

Assinam a carta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), The Nature Conservancy (TNC), WWF-Brasil e Greenpeace Brasil.

Veja a carta aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR