Será finalizada nesta quarta-feira (3) a Operação Cuminaú, de combate ao desmatamento no oeste do Pará, nos municípios de Almeirim e Prainha, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema). Em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Almeirim, apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), da Secretaria de Segurança Pública do Estado e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), a operação foi desenvolvida a partir dos dados do Sistema de  Alerta de Desmatamento (SAD), fornecidos pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), acrescido de mapeamento do desmatamento pelo próprio setor de monitoramento da Sema, através da Diretoria de Fiscalização Ambiental.

Como resultado da operação foram validados 86 polígonos de desmatamento, sendo embargados 2.915 hectares de áreas desmatadas dentro do bioma amazônico, equivalente a cerca de 3 mil campos de futebol. Além das áreas embargadas, foram apreendidas duas serrarias tipo Induspam (serrarias móveis), encontradas operando nas áreas desmatadas mapeadas sem a devida licença de operação ambiental, e um trator de pneu, todos avaliados em aproximadamente meio milhão de reais.

Os infratores responsáveis pelos desmatamentos que foram encontrados no momento da fiscalização deram ciência ao Auto de Infração aplicado pelos agentes de fiscalização da Sema e embargo da área desmatada. Com essa autuação e penalidades, não será possível a implementação de nenhuma atividade econômica nestas áreas até a sua regularização ambiental, explica a diretora de fiscalização da Sema, Simone Linhares.

“Os infratores não encontrados no momento da fiscalização tiveram suas áreas embargadas e serão autuados administrativamente pelo setor de fiscalização. Continuaremos realizando o monitoramento e fiscalização sistemáticos do desmatamento no Estado do Pará, a fim de coibir todos os crimes ambientais associados a esta atividade ilegal,” declara a diretora.

A Operação Cuminaú (nome do rio que divide os limites geográficos entre os municípios de Almeirim e Prainha), iniciada em 17 de novembro, objetiva realizar o combate sistemático do desmatamento no Estado do Pará, e totaliza mais de 20 servidores envolvidos e aparato de cinco viaturas da fiscalização da Sema e um helicóptero do Graesp.

Fonte: Agência Pará


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR