Reconhecimentos


Prêmios recebidos pelo Imazon

2014

100 mais influentes do Brasil

Beto Veríssimo, Pesquisador Sênior do Imazon, está na lista das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2014 de acordo com a Revista Época. A escolha, na categoria Realizadores, se baseou no trabalho de desenvolvimento do Índice de Progresso Social da Amazônia que avaliou indicadores sociais de cada município da região com base em metodologia internacional.

Prêmio Faz Diferença

O pesquisador Beto Veríssimo foi reconhecido pelo jornal O Globo como a personalidade que mais se destacou em 2014 na categoria Sociedade – Sustentabilidade.  A 12ª edição do Prêmio Faz Diferença prestou homenagem aos brasileiros que mais contribuíram com seu talento e profissionalismo para mudar o país no ano.

 

2012

Prêmio Greenbest

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) foi TOP3 no prêmio Greenvana GreenBest 2012, na categoria ONG. A escolha foi feita pela Academia Greenbest, formada por grandes profissionais e consultores – entre eles o fotógrafo Adriano Gambarini; o jornalista André Trigueiro; Marcos Casado, da Green Building Council Brazil; Nasser Takieddine, do Santander; Luiz Fernando Felippe Guida, do Partido Verde; e Pedro Castro, do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Mérito Célio Miranda

O Imazon foi reconhecido pela Prefeitura de Paragominas com o Mérito Célio Miranda, a mais importante comenda do município dada para aqueles que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento de Paragominas.

 

2011

Prêmio Greenbest

O Imazon ficou em 1º lugar na categoria ONG na escolha da Academia do Prêmio Greenbest 2011. O GreenBest premia as melhores empresas, iniciativas, profissionais e personalidades da sustentabilidade que contribuem para o desenvolvimento e crescimento contínuo do setor no Brasil.

Top 100 Scientists 2011

O Pesquisador Sênior Carlos Souza Jr. foi reconhecido pelo International Biographical Centre como membro da lista TOP 100 SCIENTISTS 2011 (Top 100 Cientistas 2011). O Centro é especializado em eleger biografias de pessoas notáveis que contribuíram signifi- cantemente e fazem a diferença em suas localidades, país e no mundo.

Homem do Ano
O pesquisador Adalberto Veríssimo foi reconhecido pela Revista Alfa como um dos Ho- mens do Ano, que aponta os homens que mais se destacaram no seu setor em 2011. A revista destacou as contribuições do Imazon no combate ao desmatamento na Amazônia.

 

2010

Prêmio Skoll

Por meio do Prêmio da Fundação Skoll de Empreendedorismo Social, o Imazon foi reconhecido como um dos novos empreendedores sociais que vão impulsionar grandes mudanças em questões críticas por todo o planeta. O Instituto ganhou destaque pelo trabalho no combate às mudanças climáticas, por meio de esforços inovadores na conservação de florestas tropicais, especialmente na Amazônia Brasileira. O prêmio foi entregue a Adalberto Veríssimo e Carlos Souza Jr. no dia 16 de abril de 2010, durante o Skoll World Forum on Social Entrepreneurship, que ocorre anualmente em Oxford. A Fundação Skoll foi criada em 1999 pelo primeiro presidente do eBay, Jeff Skoll, para promover uma visão de um mundo mais pacífica e próspera. Hoje, a Fundação Skoll orienta a mudança em larga escala, investindo em empreendedores sociais inovadores e dedicados a resolver os problemas críticos do mundo. Os empreendedores sociais são indivíduos dedicados a encontrar soluções inovadoras para trazer equilíbrio e justiça nos sistemas econômicos, sociais e ambientais.

 

2009

Mérito Marina Silva

A honraria é uma homenagem da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), como forma de reconhecer àqueles que, de alguma maneira, contribuíram para a melhoria da cidade no aspecto ambiental. Na primeira edição em 2009, 12 personalidades ligadas à causa ambiental e conservação do meio ambiente e duas instituições, entre elas o Imazon, receberam a medalha. Instituída pela Lei Municipal nº 7.943. O nome da Medalha do Mérito Ambiental Marina Silva, presta homenagem a uma das personalidades que mais se destaca na defesa da Amazônia.

Prêmio Usaid

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) premiou o Imazon (o representante para o prêmio foi o pesquisador Paulo Amaral) com o mérito de gerar conhecimento sobre manejo florestal, combater o desmatamento, promover o uso sustentável das florestas e se esforçar no monitoramento da cobertura florestal amazônica. Também foram mencionados a disseminação de informações científicas de forma acessível às comunidades e ao público em geral e o foco na preservação da floresta amazônica brasileira.

 

2008

Prêmio Chico Mendes

Organizado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM), vinculado à Secretaria-Executiva do MMA, o Prêmio Chico Mendes foi criado em 2002 para valorizar e incentivar trabalhos voltados para a proteção do meio ambiente no bioma Amazônia. O único premiado do Estado do Pará foi o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), sediado em Belém. O Instituto conquistou o 1º lugar na categoria Organização Não-Governamental (ONGs) empatado com Conselho Geral da Tribo Ticuna.

 

2007

Prêmio Henry Ford

A excelência do programa de treinamento do Imazon foi reconhecida em 1997, por meio do prêmio Henry Ford de Conservação Ambiental na categoria de Ciência e Formação de Recursos Humanos.