Fonseca, A., Salomão, R., Ribeiro, J., & Souza Jr., C. 2016. Ameaça e pressão de desmatamento em Áreas Protegidas: SAD. (p. 1). Belém: Imazon.
Áreas Protegidas (APs) representam um patrimônio nacional, e considerando a extensão das APs na Amazônia Legal (i.e., 46%), os seus benefícios para manutenção da biodiversidade, estoques de carbono e na geração de serviços ambientais como a regulação do clima, transcendem a fronteira nacional, alcançando relevância global. Propomos uma metodologia para monitorar as ameaças e pressões nas APs baseada em dados de desmatamentos (sem sombra de dúvidas um dos maiores vetores de ameaças, mas há outros vetores como extração madeireira, garimpo, hidrelétricas). Usamos as seguintes definições:
AMEAÇA: é medida do risco eminente de ocorrer desmatamento no interior de uma AP. Utilizamos uma distância de 10 km para indicar a zona de vizinhança de uma AP na qual a ocorrência de desmatamento indica ameaça. Muitas APs resistem a esse tipo de ameaça não permitindo que o desmatamento penetre em seus limites.
PRESSÃO: ocorre quando o desmatamento se manifesta no interior da AP, levando a perdas de serviços ambientais e até mesmo a redução ou a redefinição de limites da AP. Ou seja, é um processo interno que pode levar a desestabilização legal e ambiental da AP.
O Imazon apresentará a cada trimestre um relatório sintético de Ameaças e Pressões em APs com base em dados de alertas de desmatamento do SAD e um relatório anual com dados detalhados. Além disso, faremos uma previsão de Risco de Futuras Ameaças e Pressões anuais, com o objetivo de desencadear ações preventivas para evitar esses possíveis cenários.
Essa publicação é o primeiro relatório dessa série de análises de Ameaças e Pressões em APs.
 
Ameaca Pressao2 1024x724 - Ameaça e Pressão de desmatamento em Áreas Protegidas: SAD agosto de 2015 a julho de 2016
Ameaca Pressao anexo1 - Ameaça e Pressão de desmatamento em Áreas Protegidas: SAD agosto de 2015 a julho de 2016

Clique na imagem para ampliar 

 
Baixe aqui o arquivo.
 
 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR