congresso15 - Avaliação de Planos de Manejo Florestal na Amazônia através de imagens de satélites LandsatMonteiro, A. L., Souza Jr., C., Conrado, D., & Cardoso, D. (2011). Avaliação de Planos de Manejo Florestal na Amazônia através de imagens de satélites Landsat. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (pp. 5615-5623). Curitiba: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Vários estudos avaliaram a capacidade de imagens de satélite para detectar e monitorar a exploração madeireira, usando diferentes sensores, métodos e escalas (Stone & Lefebvre, 1998; Souza Jr & Barreto, 2000; Asner et al, 2002; Read et al, 2003; Souza Jr. et al, 2005; Asner et al, 2005; Graça et al, 2005, dentre outros). Alguns estudos demonstraram que é possível detectar e avaliar a qualidade da exploração madeireira com imagens de satélite, e estimar os impactos da exploração na biomassa florestal (Souza Jr. et al, 2005; Monteiro & Souza Jr, 2006; Souza Jr. et al, 2009).
O amadurecimento dessas técnicas de processamento de imagem permitiu testar o uso de imagens de satélite no monitoramento operacional de planos de manejo florestal, capaz de avaliar a legalidade do manejo florestal, se o mesmo está sendo executado de acordo com a licença ambiental, e o nível de qualidade da exploração. Nesse estudo, apresentamos os resultados desse teste operacional para o monitoramento e controle de planos de manejo nos Estados do Pará e Mato Grosso, Para isso, combinamos imagens NDFI (Normalized Diffrence Índex – Índice Normalizado de Diferença de Fração; Souza Jr. et al, 2005) com informações dos sistemas de controle florestal desses estados. Os resultados permitiram identificar se a exploração madeireira foi autorizado ou não pelo órgão ambiental, a qualidade dos planos, se os limites geográficos dos planos foram respeitados, e a situação das florestas antes e após a execução da exploração madeireira. Os resultados mostraram que essa ferramenta de monitoramento é eficaz para o controle dos planos de manejo florestal, e a sua adoção pelos órgãos ambientais pode ser feita rapidamente.
Baixe aqui o arquivo


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR