avaliacao agosto 2010 julho 2011g 300x224 - Boletim Risco de Desmatamento: Avaliação de Resultados (Agosto de 2010 a Julho de 2011)Sales, M., & Souza Jr., C. (2012). Boletim Risco de Desmatamento: Avaliaçao de Resultados (Agosto de 2011 a Julho de 2012) (p. 7). Belém: Imazon.
Neste boletim, comparamos os dados do Prodes, para o período de agosto de 2010 a julho de 2011, com os resultados apresentados no Boletim de Risco de Desmatamento publicado em janeiro de 2010, o qual apresentou previsões para o mesmo período. Essa comparação foi feita para avaliar o grau de exatidão da previsão reportada, e para identificar as necessidades de aprimoramento para previsões futuras. O boletim de avaliação será publicado alternadamente a cada boletim anual de risco de desmatamento, após a divulgação dos dados oficiais do período estimado. Avaliamos a exatidão global e espacial do modelo e também a exatidão do modelo para estimar a área total desmatada em municípios, Áreas Protegidas e Assentamentos.
Os resultados da avaliação permitiram identificar futuras melhorias para o modelo de risco de desmatamento. Primeiro, para uma melhor projeção da taxa vamos considerar a tendência histórica das taxas de desmatamento em combinação a dados de alertas de desmatamento, como o SAD. Além disso, vamos incluir a proximidade para obras de infraestrutura em curso (i.e., hidrelétricas e estradas) como nova variável do modelo pode melhorar a exatidão das estimativas. Por último, faremos modelos independentes para áreas privadas e áreas protegidas para melhor representar os padrões de desmatamento específicos desses tipos de regiões.
Esperamos que esse boletim de avaliação possa comunicar com transparência os resultados do modelo para seus potenciais usuários, e demonstrar de forma clara o potencial das previsões de curto prazo para prevenir futuros desmatamentos.
Baixe aqui o arquivo.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR