image 19 300x202 - Cartilha do Plano de Manejo da Flota de FaroVedoveto, M., Pereira, J., Veríssimo, A., & Mesquita, J. 2011. Cartilha do Plano de Manejo da Flota de Faro (p. 36). Belém: Imazon/SEMA.
A Floresta Estadual (Flota) de Faro ocupa 613.868 hectares e abriga milhares de animais e plantas. Muitosdeles somente existem nessa região da Terra! Cerca de 98% de sua área é coberta por florestas bem conservadas. A Flota também é cortada por extensos rios, como o Nhamundá e o Mapuera. As atividades econômicas praticadas na Flota são: agricultura, pesca, coleta da castanha-do-brasil, extração de madeira e pequenas criações de gado e animais de pequeno porte.
Entre 2007 e 2010, realizamos um amplo levantamento para conhecer a vegetação, os rios, o relevo, o solo, a fauna e a população moradora dointerior e entorno da Flota. Em seguida, usamos essas informações para elaborar o Plano de Manejo da Flota de Faro, no qual descrevemos as atividades permitidas nessa Unidade de Conservação.
O Plano de Manejo foi apresentado e validado pelo Conselho Consultivo da Flota e aprovado pela Sema em 2010. As atividades descritas deverão ser implantadas entre 2011 e 2015. O objetivo final do Plano de Manejo é garantir o uso sustentável dos recursos naturais e a boa qualidade de vida para as famílias que vivem e dependem da Flota de Faro.
Visualize a versão online da publicação.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR