image13 300x198 - Cartilha do Plano de Manejo da Flota do ParuVedoveto, M., Santos, T., Pereira, J., Veríssimo, A., & Mesquita, J. 2011. Cartilha do Plano de Manejo da Flota do Paru (p. 36). Belém: Imazon/SEMA.

 


A Floresta Estadual (Flota) do Paru ocupa 3,6 milhões de hectares e abriga milhares de animais e plantas. Muitos deles somente existem nessa região da Terra! Cerca de 96% de sua área é coberta por florestas bem conservadas. a Flota também é cortada por extensos rios, como o Jari, Paru, Maicuru, Curuá e Cuminapanema. as atividades econômicas praticadas na Flota do Paru são a coleta de castanha-do-brasil e de camu-camu e a garimpagem de ouro. alguns moradores cultivam pequenas roças principalmente para consumo próprio.

Entre 2007 e 2010, realizamos um amplo levantamento para conhecer a vegetação, os rios, o relevo, o solo, a fauna e a população moradora do interior e entorno da Flota. Em seguida, usamos essas informações para elaborar o Plano de Manejo da Flota do Paru, no qual descrevemos as atividades permitidas nessa unidade de Conservação.

O Plano de Manejo foi apresentado e validado pelo Conselho Consultivo da Flota e aprovado pela Sema em 2010. as atividades descritas deverão ser implantadas entre 2011 e 2015. O objetivo final do Plano de Manejo é garantir o uso sustentável dos recursos naturais e a boa qualidade de vida para as famílias que vivem e dependem da Flota do Paru.

Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR