EstadoAps desmatamento1 230x300 - O Estado das Áreas Protegidas: desmatamentoSouza Jr., C., Fonseca, A., Nunes, S., Salomão, R., Ribeiro, J., Martins, H. 2018. O Estado de Áreas Protegidas: Desmatamento em Áreas Protegidas (p. 15). Belém: Imazon.
As Áreas Protegidas (APs) da Amazônia prestam inúmeros serviços ambientais em escala local, regional e continental. Entre esses serviços estão a conservação de florestas e de ecossistemas aquáticos e não florestais como savanas e campos naturais; a preservação de habitats de milhares de espécies vegetais e animais, os quais funcionam como um acervo genético planetário; e o estoque de enormes quantidades de carbono em suas florestas, que vem contribuindo para regulação do clima. Esses benefícios são suficientes para convencer todos os setores da sociedade brasileira a considerar as APs como um patrimônio nacional importante para o desenvolvimento sustentável do país. Contudo, essas áreas estão sob constantes ameaças e pressões que podem ser classificadas em duas categorias: as que podem ser medidas e monitoradas por imagens de satélites e aquelas que são invisíveis aos satélites, por exemplo, projetos de lei para reduzir a extensão de suas áreas, a caça predatória e a biopirataria.
Na primeira categoria, as ameaças são geradas por vetores associados ao desmatamento, extração madeireira, queimadas, estradas e mineração que ocorrem no entorno das APs. As pressões ocorrem quando esses vetores se manifestam no interior das APs. A literatura científica aponta que nem todas as APs estão sob ameaças e pressões do desmatamento (Pfaff et al., 2015), havendo, portanto, a necessidade de identificar as áreas mais críticas para que o seu controle seja mais eficaz. Nesta série de estudos, apresentamos o estado da arte das ameaças e pressões em APs associadas ao desmatamento, extração madeireira, queimadas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e estradas. O objetivo é gerar informação estratégica para que gestores de APs e a sociedade possam tomar decisões a fim de evitar esses problemas.
 
Baixe aqui a publicação
 
Veja também:
O Estado das Áreas Protegidas: estradas
O Estado das Áreas Protegidas: CAR
O Estado das Áreas Protegidas: degradação florestal
 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR