Forum climaPara capa 230x300 - Recomendações para uma agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado do ParáSousa, A. et al. 2015. Recomendações para uma agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado do Pará (p. 68). Belém: Imazon.
 
O Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMC), criado pelo decreto estadual nº. 1.900/2009 e reinstituído pelo decreto estadual nº. 518/2012, reuniu-se em dezembro de 2014 e maio de 2015 para discutir e aprovar um documento com recomendações para uma agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado do Pará.
Apesar dos potenciais benefícios ambientais, sociais e econômicos que as ações neste tema podem trazer para o estado, até 2014 o Pará não possuía uma política direcionada à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Neste documento, além de um panorama atual sobre as principais frentes de trabalho relacionadas às mudanças climáticas em curso no estado, apresentamos propostas para estruturar e iniciar a implementação de uma estratégia estadual neste tema. Como produto discutido e legitimado no âmbito do FPMC, esperamos que este documento seja adotado pelo governo do Estado do Pará a partir de 2015 para orientar a elaboração e a implementação de uma Política Estadual sobre Mudança do Clima, cujos compromissos certamente importarão não somente ao Pará, como ao Brasil e ao Mundo.
Ressaltamos que o FPMC é formado por um conjunto de instituições públicas e privadas atuantes no Pará em assuntos ligados a mudanças climáticas. Por isso, este documento deve ser visto como uma contribuição coletiva e não como um reflexo das opiniões e posições individuais de cada instituição membro do fórum.
Baixe aqui o arquivo


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR