image62 300x225 - Regras de Uso das Comunidades Português e Monte Sião da Flota de FaroVedoveto, M., Pereira, J., Veríssimo, A., Balieiro, C., Naschtergaele, M., Ferreira, L., & Palmieri, R. 2011. Regras de Uso das Comunidades Português e Monte Sião da Flota de Faro (p. 24). Belém: Imazon/SEMA/Imaflora.
As Regras de Uso das Comunidades Português e Monte Sião da Floresta Estadual (Flota) de Faro foram elaboradas pelos seus moradores em três reuniões com a colaboração do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e Sema (Secretaria de Meio Ambiente do Pará). Para subsidiar as discussões, realizamos o mapeamento participativo das comunidades e retratamos o histórico de ocupação da área, o uso dos recursos da floresta e dos rios, o cultivo de roças, a distribuição das casas e a criação de animais pelos seus moradores. A partir do mapeamento, os moradores dessas comunidades foram estimulados a pensar sobre as atividades que realizam, as ameaças que estas representam à Flota, o que poderia ser adaptado e o que já não deveria ser permitido para atender aos objetivos da Unidade de Conservação. Assim, todas as regras de uso que resultaram dessa reflexão foram pactuadas pelas comunidades e são resultados de um processo participativo embasado na realidade local.
O objetivo desta história em quadrinhos é divulgar as Regras de Uso das Comunidades Português e Monte Sião da Flota de Faro numa linguagem acessível. A disponibilização dessas informações visa incentivar a participação local e contribuir para a adoção efetiva das Regras de Uso no cotidiano das comunidades da Flota.
Baixe aqui o arquivo


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR