Desmatamento

A história recente da Amazônia tem sido marcada pelo desmatamento. Até recentemente, a questão era considerada fora de controle com taxas alarmantes. Em 2004, em resposta à pressão da opinião pública, o Governo do Brasil lançou um plano ambicioso para combater o problema. Entre as medidas executadas destacam-se a criação de quase meio milhão de quilômetros quadrados de Unidades de Conservação, a melhoria significativa da fiscalização e a suspensão do crédito rural para produtores rurais desmatadores. Além disso, houve um avanço significativo no monitoramento do desmatamento com imagens de satélite, incluindo o lançamento do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD), o qual permite gerar relatórios mensais de desmatamento para toda a Amazônia. Como resultado dessas medidas, o desmatamento teve uma redução de cerca de 80% entre 2004 e 2012: foi de 27 mil km2 para 4,6 mil (a menor marca da história para a região). Porém, em 2013, houve um aumento para cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados, demonstrando que, apesar dos avanços, a questão não está resolvida.

Em 2009, durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP15), o Brasil se comprometeu a reduzir as taxas anuais em 80% até 2020, quando o desmatamento deve ficar em torno de 3 mil quilômetros quadrados anuais. Cresce, porém, a pressão da opinião pública, ONGs e lideranças políticas em defesa de uma meta mais ambiciosa: desmatamento zero em 2020. O Estado do Pará saiu na frente e anunciou um compromisso com essa meta na Rio+20 em 2012.

O Imazon tem atuado em muitas iniciativas de combate ao desmatamento. O Instituto desenvolveu o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) que opera desde 2007 monitorando mensalmente com imagens de satélite o desmate em toda a Amazônia brasileira. Estudos do Imazon foram decisivos para a definição das políticas de restrição de crédito para os desmatadores, combate à grilagem de terras e melhoria no sistema de comando e controle. Além disso, o Instituto contribuiu diretamente para a criação de 25 milhões de hectares de Unidades de Conservação na Amazônia, uma medida crucial na estratégia de redução do desmatamento. O Imazon também tem atuado na busca de soluções para intensificar o uso da terra e, com isso, reduzir as pressões de desmatamento. Por fim, o Instituto está contribuindo com iniciativas locais de combate ao problema e promoção de uma economia de baixo carbono no âmbito do Programa Municípios Verdes.

Vídeos

Amazônia: o futuro de uma floresta

Filme lançado numa parceria entre a Skoll Foundation e o Sundance Institute que conta a história de vários trabalhos de redução do desmatamento e preservação da biodiversidade, entre eles a atuação do Imazon em Paragominas.

Monitoring Forests From the Ground to the Cloud

Produzido pela Google Outreach, vídeo (em inglês) apresenta o trabalho de monitoramento do desmatamento na Amazônia realizado pelo Imazon. O pesquisador Carlos Souza Jr. fala sobre o SAD operacional na plataforma Google Earth Engine.

Diálogo Aberto com Heron Martins

O pesquisador Heron Martins falou sobre o trabalho do Imazon no monitoramento do desmatamento na Amazônia Legal. A entrevista, ao vivo, foi ao ar no programa Diálogo Aberto da TV Nazaré.


Mapas

Desmatamento acumulado na Amazônia até o ano de 2012. Fonte: Inpe/Prodes.

Infográficos

Desmatamento anual detectado na Amazônia Legal entre 2000 e 2013. Fonte: Inpe/Prodes.

Na Mídia

Estudo reforça ligação entre estradas e desmatamento na Amazônia

A relação entre a abertura de estradas e desmatamento na Amazônia brasileira é conhecida desde a abertura da BR-230, a Transamazônica, estrada inaugurada na década de 1970 e tida como um dos projetos mais polêmicos da Ditadura Militar. A rota, qu[...]

Corrida de grileiros acelera desmatamento no Mato Grosso

SÃO PAULO – O desmatamento no Mato Grosso volta a preocupar os especialistas. Em abril, foram suprimidos 72 quilômetros quadrados de florestas no estado, a maior área de desmatamento detectada pelo levantamento da ONG Imazon na Amazônia Legal no [...]

Publicações

Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (agosto de 2014) SAD
O Aumento no Desmatamento na Amazônia em 2013: um ponto fora da curva ou fora de controle?

Ipam, ISA[...]