Municípios Verdes

Inspirado na experiência pioneira do município de Paragominas, foi lançado em 2011 pelo Governo do Pará o Programa Municípios Verdes (PMV), com o objetivo de reduzir drasticamente o desmatamento e mudar a base na economia rural do Estado – largamente extensiva e predatória. O PMV é um programa público cujo comitê executivo é formado pelos governos estadual e municipais, Ministério Público, setor privado e ONGs, entre as quais o Imazon. Até agora, 104 municípios aderiram ao programa e se comprometeram a reduzir o desmatamento.

Entre as estratégias do PMV estão o estabelecimento de bases para uma economia florestal baseada no manejo de florestas nativas e no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); incentivo à agropecuária intensiva e reflorestamento em áreas já desmatadas; regularização ambiental por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Rural (LAR).

O Imazon desenvolve várias atividades relacionadas à agenda do PMV, incluindo o apoio ao CAR nos municípios através da elaboração da base cartográfica e treinamento para técnicos locais; fortalecimento da gestão ambiental municipal; monitoramento do desmatamento e capacitação das equipes na verificação do desmatamento; além de apoio as pactos locais contra o desflorestamento. Ainda, o Imazon está desenvolvendo um sistema de gestão municipal (SIGAM) integrado ao sistema de gestão ambiental estadual (SIMLAM).

Vídeos

Amazônia: o futuro de uma floresta

Filme lançado numa parceria entre a Skoll Foundation e o Sundance Institute que conta a história de vários trabalhos de redução do desmatamento e preservação da biodiversidade, entre eles a atuação do Imazon em Paragominas.

Conheça o PMV

Saiba como surgiu e como atua o Programa Municípios Verdes, do Governo do Estado do Pará, que conta com parceria do Imazon.

Entendendo os Municípios Verdes

O pesquisador Paulo Amaral explica a dinâmica por trás da adequação ambiental dos municípios no Pará.


Mapas

Localização dos municípios que aderiram ao Programa Municípios Verdes. Fonte: PMV.
Municípios embargados (prioritários) e fora da lista (desmatamento monitorado) de maiores desmatadores da Amazônia elaborada pelo Ministério do meio Ambiente. Fonte: MMA.

Infográficos

Desmatamento anual detectado no Estado do Pará entre 2000 e 2012. Fonte: Inpe/Prodes.

Na Mídia

Desmatamento zero na Amazônia é possível até 2020, diz governador do Pará
Governo, produtores rurais e MP assinam o Protocolo Verde de Grãos

Prefeitura de Paragominas, Governo do Estado, Ministério Público Federal, entidades de classe e empresários do meio rural assinaram no último dia, 15, em Paragominas, o “Protocolo Verde de Grãos” que, entre outras coisas leva mais segurança juríd[...]

Publicações

Municípios Verdes: Caminhos Para a Sustentabilidade
Como desenvolver a economia rural sem desmatar a Amazônia?