Inspirado na experiência pioneira do município de Paragominas, foi lançado em 2011 pelo Governo do Pará o Programa Municípios Verdes (PMV), com o objetivo de reduzir drasticamente o desmatamento e mudar a base na economia rural do Estado – largamente extensiva e predatória. O PMV é um programa público cujo comitê executivo é formado pelos governos estadual e municipais, Ministério Público, setor privado e ONGs, entre as quais o Imazon. Até agora, 104 municípios aderiram ao programa e se comprometeram a reduzir o desmatamento.

Entre as estratégias do PMV estão o estabelecimento de bases para uma economia florestal baseada no manejo de florestas nativas e no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); incentivo à agropecuária intensiva e reflorestamento em áreas já desmatadas; regularização ambiental por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Rural (LAR).

O Imazon desenvolve várias atividades relacionadas à agenda do PMV, incluindo o apoio ao CAR nos municípios através da elaboração da base cartográfica e treinamento para técnicos locais; fortalecimento da gestão ambiental municipal; monitoramento do desmatamento e capacitação das equipes na verificação do desmatamento; além de apoio as pactos locais contra o desflorestamento. Ainda, o Imazon está desenvolvendo um sistema de gestão municipal (SIGAM) integrado ao sistema de gestão ambiental estadual (SIMLAM).

Vídeos

Amazônia: o futuro de uma floresta

Filme lançado numa parceria entre a Skoll Foundation e o Sundance Institute que conta a história de vários trabalhos de redução do desmatamento e preservação da biodiversidade, entre eles a atuação do Imazon em Paragominas.

Conheça o PMV

Saiba como surgiu e como atua o Programa Municípios Verdes, do Governo do Estado do Pará, que conta com parceria do Imazon.

Entendendo os Municípios Verdes

O pesquisador Paulo Amaral explica a dinâmica por trás da adequação ambiental dos municípios no Pará.

Mapas

Infográficos

Na Mídia

Desmatamento zero na Amazônia é possível até 2020, disse hoje (14) o governador do Pará, Simão Jatene, durante um debate sobre políticas públicas de combate ao desmatamento da Amazônia, no Forte de Copacabana, zona sul da capital fluminense.
Leia mais
Prefeitura de Paragominas, Governo do Estado, Ministério Público Federal, entidades de classe e empresários do meio rural assinaram no último dia, 15, em Paragominas, o “Protocolo Verde de Grãos” que, entre outras coisas leva mais segurança jurídica aos produtores de todo Pará. Oito grandes empresas compradoras de grãos assinaram o protocolo, que foi idealizado com
Leia mais

Publicações

Orientar os gestores públicos dos municípios que integram a Amazônia no sentido de mudar o modelo atual de desenvolvimento, baseado em atividades predatórias, para outro mais ambientalmente sustentável. Este é o objetivo do guia Municípios Verdes: Caminhos para a Sustentabilidade, lançado na quarta-feira, 30 de março, pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente
Leia mais
Barreto, P., & Silva, D. 2013. Como desenvolver a economia rural sem desmatar a Amazônia? Belém: Imazon.
Leia mais

Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR