a amazonia e os objetivos do milenio - A Amazônia e os Objetivos do MilênioCelentano, D., & Veríssimo, A. 2007. A Amazônia e os Objetivos do Milênio. O Estado da Amazônia – Indicadores, (p. 50). Belém: Imazon.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU propõem metas e indicadores para medir e orientar a melhoria nas condições socioeconômicas (pobreza, educação, saúde, desigualdade entre os gêneros, mortalidade infantil e materna) e ambientais nas regiões pobres e em desenvolvimento do mundo. Neste Estado da Amazônia, avaliamos a evolução desses objetivos no contexto da Amazônia Legal. Para isso, usamos 17 indicadores para medir o progresso da região em relação às metas propostas para 2015.
Na Amazônia houve progressos em relação à maioria dos indicadores analisados se compararmos a sua situação em 2005 em relação ao ano de 1990. Entretanto, em geral, essa melhoria ainda é insatisfatória e a região está abaixo da média nacional. A situação da região é crítica no caso da pobreza, da incidência de malária, da mortalidade materna e do acesso da população à água e esgoto. Além disso, dois indicadores pioraram entre 1990 e 2005: área desmatada e casos de Aids.
Os avanços foram tímidos na busca da igualdade entre os gêneros. Ainda persiste uma baixa participação das mulheres na política e no mercado de trabalho. Além disso, os salários das mulheres continuam inferiores aos dos homens. Por outro lado, o acesso à educação aumentou (embora melhorar a qualidade seja um desafio), não há desigualdade entre os sexos no acesso à escola e houve queda na mortalidade infantil. Além disso, houve avanço considerável na criação de Áreas Protegidas (Terras Indígenas e Unidades de Conservação), passando de 8,5%, em 1990, para 42% em 2006. Em relação as dez metas avaliadas neste estudo, apenas uma foi atingida na Amazônia (eliminação da disparidade entre os sexos no acesso à educação). Mantido o ritmo lento de melhoria, somente duas outras poderão ser atingidas até 2015, como proposto pela ONU: a garantia no acesso à educação e a redução da mortalidade infantil.
Palavras-chave: Amazônia, Amazônia Legal, Objetivos do Milênio, Metas do Milênio, indicadores socioeconômicos e indicadores ambientais.
Baixe aqui o arquivo
 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR