Inspirado na experiência pioneira do município de Paragominas, foi lançado em 2011 pelo Governo do Pará o Programa Municípios Verdes (PMV), com o objetivo de reduzir drasticamente o desmatamento e mudar a base na economia rural do Estado – largamente extensiva e predatória. O PMV é um programa público cujo comitê executivo é formado pelos governos estadual e municipais, Ministério Público, setor privado e ONGs, entre as quais o Imazon. Até agora, 104 municípios aderiram ao programa e se comprometeram a reduzir o desmatamento.
Entre as estratégias do PMV estão o estabelecimento de bases para uma economia florestal baseada no manejo de florestas nativas e no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); incentivo à agropecuária intensiva e reflorestamento em áreas já desmatadas; regularização ambiental por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Rural (LAR).
O Imazon desenvolve várias atividades relacionadas à agenda do PMV, incluindo o apoio ao CAR nos municípios através da elaboração da base cartográfica e treinamento para técnicos locais; fortalecimento da gestão ambiental municipal; monitoramento do desmatamento e capacitação das equipes na verificação do desmatamento; além de apoio as pactos locais contra o desflorestamento. Ainda, o Imazon está desenvolvendo um sistema de gestão municipal (SIGAM) integrado ao sistema de gestão ambiental estadual (SIMLAM).
Vídeos
Amazônia: o futuro de uma floresta
Filme lançado numa parceria entre a Skoll Foundation e o Sundance Institute que conta a história de vários trabalhos de redução do desmatamento e preservação da biodiversidade, entre eles a atuação do Imazon em Paragominas.
Conheça o PMV
Saiba como surgiu e como atua o Programa Municípios Verdes, do Governo do Estado do Pará, que conta com parceria do Imazon.
Entendendo os Municípios Verdes
O pesquisador Paulo Amaral explica a dinâmica por trás da adequação ambiental dos municípios no Pará.