Vários autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Pará – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.
A área de exploração madeireira no Pará entre agosto de 2019 e julho de 2020 chegou a 50.139 hectares, sendo mais da metade (55%) de forma não autorizada, o que correspondeu a 27.595 hectares. Já a área autorizada representou 45% do total mapeado, 22.544 hectares. Em relação à área total com exploração madeireira na Amazônia, no mesmo período, o Pará ficou em quarto lugar, com 10,8%. Acesse aqui o infográfico do bioma.
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE
Os dados utilizados para a verificação da legalidade de planos de manejo no Estado foram obtidos por meio do Simlam-PA (Sistema de Monitoramento e Licenciamento Ambiental da Semas-PA), Serviço Florestal Brasileiro e IdeflorBio. Quanto às áreas privadas, o Simex avalia a consistência das autorizações emitidas pela Semas-PA, por meio do cruzamento das informações contidas nesses documentos com imagens de satélite. Em outras áreas, como áreas sob concessão, o sistema avalia apenas a existência de autorização para eventuais explorações detectadas. Detalhe sobre a metodologia pode ser acessada aqui.
Clique aqui para ver a publicação