Desmatamento no município cresceu e ameaça sequência de reduções iniciada há cinco anos.

No próximo dia 26 de junho, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX), realizará o seminário “Desafios e alternativas para o fomento às práticas produtivas sustentáveis da Agricultura Familiar como estratégia na redução do desmatamento em São Félix do Xingu, Pará”.

O evento, que será realizado no Centro de Formação Nazaré, debaterá com órgãos públicos e representantes de agricultores familiares propostas de ações que ajudem a diminuir a pressão sobre a floresta no município.

São Félix do Xingu tem desenvolvido uma série de iniciativas para conter o desmatamento ilegal. Contudo, dados recentes do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), indicam que o desmatamento nos últimos dez meses (agosto de 2012 a maio de 2013) foi 25,6% maior em comparação com o mesmo período, entre 2011 e 2012. Esse aumento interrompe uma sequência de sucessivas reduções, iniciada em 2008 quando São Félix do Xingu foi incluso na lista dos municípios que mais desmatam na Amazônia, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Um dos desafios para reduzir esses índices é permitir que agricultura familiar desenvolva modelos sustentáveis de produção e, ao mesmo tempo, consiga escoar e comercializar seu plantio. O alcance desse cenário depende de políticas públicas estruturantes que viabilizem, por exemplo, assistência técnica, melhoria nas estradas, fornecimento de energia, acesso a linhas de crédito e segurança fundiária (título de posse da propriedade rural). Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar representa mais de 80% dos estabelecimentos rurais de São Félix do Xingu.

Programação e participantes

A programação do Seminário terá duas mesas temáticas, que pretendem discutir cenários, tendências e ações que reduzam o desmatamento no município com a participação da agricultura familiar. Cada mesa analisará uma carta de propostas previamente encaminhada aos órgãos públicos, com o objetivo de indicar formas de efetivar as ações apresentadas no documento.

Entre os órgãos convidados para o evento estão: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-PA.), além dos programas Municípios Verdes e Pará Rural. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura também integram a lista de órgãos relacionados para o seminário, assim como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Projeto XAS

O seminário integra as atividades do projeto Xingu Ambiente Sustentável, desenvolvido desde 2009 pelo IEB, em parceria com a ADAFAX, e apoio do Fundo Vale. O projeto busca contribuir com as ações de redução do desmatamento em São Félix do Xingu, estimulando o uso de recursos naturais de forma sustentável, por meio do fortalecimento institucional de lideranças ligadas aos pequenos agricultores.

Seminário – Políticas Públicas e Sustentabilidade

Data: 26 de junho de 2013

Horário: 8h às 18h

Local: Centro de Formação Nazaré (São Félix do Xingu, PA)

Informações: Ruth Corrêa – Coordenadora de projetos do IEB: (91) 8210-0330, (91) 3222-9363.

Ascom IEB Belém: Lucas Filho, 91 91001122, 82426307.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR