No acumulado de janeiro a junho, a perda de floresta em toda a Amazônia Legal foi quase 36% menor quando comparada com o mesmo período em 2023

Imagem1 300x212 - Amazônia tem menor desmatamento em unidades de conservação no primeiro semestre dos últimos 10 anos
Desmatamento de 11,77 km² detectado no estado do Pará em junho de 2024 (Imagem: SAD/Imazon)

O desmatamento nas unidades de conservação (UC’s) da Amazônia fechou o primeiro semestre de 2024 com a menor derrubada nos últimos dez anos, registrando 93 km², uma queda de 18% quando comparado com o mesmo período de 2023.

SAD Desmatamento 1o Semestre Unidades de Conservacao 300x185 - Amazônia tem menor desmatamento em unidades de conservação no primeiro semestre dos últimos 10 anos

Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon. Conforme o instituto de pesquisa, os estados com mais unidades de conservação entre as dez mais desmatadas em junho de 2024 foram Acre e Rondônia, cada um com três no ranking. Apesar disso, foi o Pará que registrou a UC que mais desmatou no mês, a APA Triunfo do Xingu, que sozinha representa a derrubada de uma área equivalente a 700 campos de futebol.

Ranking Nome Estado Área (km²)
1 APA Triunfo do Xingu PA 7
2 APA do Tapajós PA 6
3 Resex Guariba-Roosevelt MT 3
4 Rebio do Gurupi MA 2
5 Esec de Samuel RO 1
6 Resex Rio Preto-Jacundá RO 1
7 Resex Chico Mendes AC 1
8 FES do Rio Gregório AC 1
9 FES do Antimary AC 1
10 Parna Mapinguari AM/RO 1

Além das UC’s, as terras indígenas da região também tiveram uma redução na destruição florestal no primeiro semestre, com 15 km² derrubados, a menor área registrada desde 2016. “São dados positivos para a Amazônia, a redução do desmatamento nas unidades de conservação e terras indígenas é muito importante. Para que o desmatamento continue em tendência de queda, é necessário manter o ritmo de fiscalização nas áreas protegidas e focar nas regiões que ainda estão sob forte pressão ambiental. Qualquer redução nas ações de combate e controle podem acarretar no aumento da devastação nestes territórios novamente.”, afirma a pesquisadora do Imazon Larissa Amorim.

SAD Desmatamento 1o Semestre Terras Indigenas 1 300x185 - Amazônia tem menor desmatamento em unidades de conservação no primeiro semestre dos últimos 10 anos

Terras Indígenas mais desmatadas – SAD junho de 2024

Ranking Nome     Estado Área (km²)
1 TI Porquinhos dos Canela-Apãnjekra MA 1
2 TI Cachoeira Seca PA 1
3 TI Sepoti AM 0,4
4 TI Tenharim Marmelos (Gleba B) AM 0,4
5 TI Sararé MT 0,3
6 TI Uru-Eu-Wau-Wau RO 0,2
7 TI Cunhã-Sapucaia AM 0,2
8 TI Bacurizinho  MA 0,1
9 TI Krikati MA 0,1
10 TI Igarapé Ribeirão RO 0,1

Após 14 meses com redução, Amazônia apresenta aumento na devastação

Desde abril de 2023, a Amazônia apresentava uma baixa consecutiva no desmatamento, tendo 14 meses seguidos de queda. Porém, os dados do mês de junho de 2024 mostraram um crescimento de 10% na derrubada se comparado com o mesmo mês de 2023, indo de 361 km² para 398 km². “O período mais seco do calendário do desmatamento ocorre entre os meses de maio a outubro, historicamente os valores são mais altos durante esses meses porque o clima propicia a prática do desmatamento. A Amazônia apresentou uma sequência de 14 meses consecutivos de redução, agora houve um aumento de 10% da devastação. Ainda assim, a taxa é baixa quando consideramos a série histórica para o junho. Devemos observar os próximos meses, os órgãos responsáveis devem seguir com as ações de combate para garantir o não aumento do desmatamento.”, explica a pesquisadora.

Os estados que mais contribuíram para a destruição de floresta em junho de 2024 foram Amazonas (35%), Pará (26%) e Mato Grosso (15%), concentrando juntos 77% do total detectado na Amazônia Legal. Cinco dos dez municípios que mais desmataram estão localizados no Amazonas, e outros três no Pará.

Apesar do cenário do mês de junho, no acumulado do primeiro semestre, 2024 registra a menor área desmatada desde 2017, com 1.220 km². Quando comparada com o ano anterior, a diminuição chega a aproximadamente 36%. Mesmo reforçando a tendência de queda, o número ainda representa 670 campos de futebol devastados por dia.

SAD Desmatamento Janeiro a Junho de 2024 300x158 - Amazônia tem menor desmatamento em unidades de conservação no primeiro semestre dos últimos 10 anos

“As medidas de combate precisam focar principalmente nas regiões que mais registram perda. São municípios e áreas protegidas que frequentemente são apontadas como áreas de forte pressão ambiental e registram grandes áreas devastadas”, alerta Larissa.

Clique aqui para ver os dados de junho
Veja aqui os dados os meses anteriores
Entenda o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) aqui