A ASA Paragominas comemora um ano em março e está convidando todos os produtores de D. Eliseu, Paragominas e Ulianópolis para conhecer a BVRio, a bolsa de valores ambientais de alcance nacional que iniciou em dezembro a negociação de Cotas de Reserva Ambiental.

Nos dias 21 e 22 de março, a ASA leva representantes da BVRio aos municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis e Paragominas para mostrar como produtores rurais com déficit de Reserva Legal podem comprar cotas dos que têm Reserva Legal em excesso – e assim se regularizar.

A BVRio lançou o mercado de Cotas de Reserva Ambiental em dezembro de 2012 e, em pouco mais de três meses já tem mais de 650 proprietários rurais cadastrados e mais de 300 mil hectares em oferta. O que mostra que o produtor brasileiro tem interesse e quer fazer a regularização ambiental de sua propriedade.

As Cotas de Reserva Ambiental são um mecanismo regulamentado pela nova Lei Florestal (que substituiu o Código Florestal) e devem ser emitidas pelos governos dos estados.

O cadastro na ASA Paragominas e na BVRio é gratuito e os técnicos vão explicar e ajudar produtores a se cadastrarem. O cadastro não implica em compromisso: o proprietário só compra ou vende, se quiser. Para quem tem déficit de Reserva Legal comprar Cotas de Reserva Ambiental pode sair mais barato ou mais viável do que o replantio ou recomposição da vegetação nativa.

A negociação é realizada na BVTrade, uma plataforma online que oferece segurança e privacidade (www.bvtrade.org) Os nomes e os detalhes dos negociantes só são revelados quando o negócio é fechado e o dinheiro só muda de mãos quando quem vende já conseguiu a emissão das Cotas de Reserva Ambiental.

A ASA Paragominas é uma associação sem fins lucrativos que visa promover a valorização de serviços ambientais em Paragominas. E a BVRio, também uma associação sem fins lucrativos, tem como objetivo facilitar a regularização ambiental no país.

Confira a Programação:

Ulianópolis

Dia: 21 de março

Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Ulianópolis

Horário: 10h às 12h

Dom Eliseu

Dia: 21 de março

Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Ulianópolis

Horário: 15h às 17:00h

Paragominas

Dia: 22 de março

Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas

Horário: 09:00 – 17:00

Palestras da ASA Paragominas e da BVRio e cadastramento durante todo o dia.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR