No Pará, Imazon e parceiros apoiaram a segunda edição da campanha, que tem como objetivo mostrar a importância dessas áreas para a preservação da biodiversidade

 

Um dia alegre, repleto de natureza e conscientização sobre a importância das Unidades de Conservação. Assim foi o último domingo, 21 de julho, no qual famílias de diversos lugares do país participaram da campanha “Um dia no Parque” que contou com programações especiais como caminhadas, canoagem, rapel, grutas, cicloturismo, apresentações de danças regionais, visitas às comunidades ribeirinhas e muitas outras.

No Pará, o Imazon atuou em parceria com o Imaflora e Ideflor-Bio em 11 Unidades de Conservação. Na capital, o Parque Estadual do Utinga registrou um público em torno de 10 mil pessoas que tiveram a chance de assistir apresentações culturais, realizar ecoturismo e turismo de aventura, yoga, aeróbica e até participar da Feira da Biodiversidade, realizada por produtores rurais.

Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon, explicou a importância do evento: “A campanha foi muito importante para mostrar que o Utinga é nosso patrimônio. O parque é acessível, podendo ser utilizado de várias maneiras, desde turismo de aventura até caminhadas com contemplação da natureza. Ele é nosso e devemos utilizá-lo e preservá-lo”.

utinga3 1024x768 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

utinga2 1024x768 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

Fotos: Jakeline Pereira

No Parque Estadual de Monte Alegre, cerca de 200 visitantes participaram das programações, mesmo com a chuva intensa presenciada durante toda a manhã. O público, formado por moradores locais e até turistas americanos, participaram de palestras e visitas guiadas por trilhas que levam a grutas e paisagens de cerrado onde puderam ver de perto as primeiras pinturas rupestres da Amazônia que datam mais de 11 mil anos. As pinturas rupestres foi tema, inclusive, do concurso de desenhos para as crianças que visitaram o parque. Exposição de fotos do PEMA também fez parte da programação.


monte alegre fabiola 1024x768 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

UM DIA NO PARQUE EDITADAS 159 1024x684 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

Foto: Fabíola Tuma

 

Na Floresta Estadual de Faro, o Imazon também promoveu atividades para celebrar a campanha que superou as expectativas no número de inscritos e contou com grande envolvimento das comunidades locais, visitantes, associações de moradores, entre outros. Eli Franco, pesquisador do Imazon, relatou o sucesso da campanha na Flota: “A maior parte dos moradores de Faro ouviam falar das reservas ambientais, mas não conheciam. Então o momento foi muito importante para trazer essa experiência, trazer um pouco dessa realidade que eles não conheciam.” Muitos pais levaram seus filhos para proporcionar esse momento de interação com a floresta e conhecer um pouco de como era sua vida na infância.

20190721183430 IMG 1851 1024x683 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

flota faro celular 28 1024x683 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

Fotos: Phillip Almeida

 

O dia foi dedicado para a conscientização sobre as Unidades de Conservação. Entretanto, a preservação do meio ambiente deve ser uma tarefa contínua. Precisamos nos conscientizar sobre a importância da floresta em pé para garantir a qualidade de vida para todos nós. E usufruir de forma positiva do que essas áreas tem a oferecer é um grande caminho para a preservação do nosso ambiente.   

As  Unidades de Conservação estão abertas para visitação todos os dias.

Visite, conecte-se, inspire-se, proteja!

Brenda Brito 1024x684 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país  Brenda 1024x684 - Campanha “Um dia no Parque” leva famílias para Unidades de Conservação em todo o país

Fotos: Brenda Brito

 

Serviço

Parque Estadual do Utinga – Belém – PA 

[email protected] 

(91) 3342-2330

 

Parque Estadual de Monte Alegre – Monte Alegre – PA

[email protected] 

(91) 99117-5791 | (93) 99122-3986

 

Floresta Estadual de Faro  – Faro – PA

[email protected] 

(91) 99101-9625 | (92) 99508-7193

 

Imazon – O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia foi fundado em 1990 e, desde então, se tornou referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e tem experiências na garantia da sustentabilidade na Amazônia. Há 13 anos, o Imazon atua na implementação de Áreas Protegidas na região da Calha Norte, também no Pará.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR