Iniciativa criada para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de proteção dos biomas brasileiros terá eventos neste sábado (23) e domingo (24), com entrada gratuita, em oito municípios. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) implementa a campanha desde 2019, com o objetivo de estimular a visitação às Unidades de Conservação.

 

flota faro celular 29 1024x683 - Em defesa das Unidades de Conservação, campanha “Um dia no Parque” é realizada no Pará 
Floresta Estadual de Faro, às margens do Rio Nhamundá.

 

Os próximos sábado (23) e domingo (24) serão de mobilização em defesa das Unidades de Conservação, em todo o Brasil: a campanha Um Dia no Parque realiza centenas de atividades de lazer, turismo, esporte, educação ambiental e cultura nos espaços criados para conservar e proteger os biomas brasileiros. A iniciativa visa também criar uma cultura de visitação às Unidades de Conservação, estimulando o contato com a natureza.

A ação é realizada desde 2018 pela Coalizão Pró Unidades de Conservação (Unidos Cuidamos) e implementada no Pará pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), desde 2019, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR- Bio). Em 2022, a parceria também ocorre junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura de Juruti, Prefeitura de Monte Alegre, Prefeitura de Terra Santa e Prefeitura de Santarém – com apoio da Equatorial Energia Pará.

Este ano, com o tema “De volta ao lar”, oito Unidades de Conservação do estado integram a campanha. Uma vasta programação ocorrerá na Área de Proteção Ambiental Alter do Chão (Santarém), Área de Proteção Ambiental Jará (Juruti), Floresta Estadual de Faro (Faro), Floresta Nacional Saracá-Taquera (Oriximiná), Parque Estadual Monte Alegre (Monte Alegre), Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna (Belém), Parque Estadual da Serra dos Martírios-Andorinhas (São Geraldo do Araguaia) e no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Marituba).  

A expectativa é mobilizar e sensibilizar a sociedade em prol da conservação ambiental. De acordo com a pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira, a campanha proporciona atividades para que o público vivencie as Unidades de Conservação, conhecendo os benefícios de se conservar a natureza.

Uma Unidade de Conservação pode trazer muitos benefícios para o ser humano, como o fornecimento de água, ar puro, sementes, frutos, espaço de lazer, esportes e contemplação. Queremos que as pessoas se engajem e saibam a importância de proteger os nossos biomas, com sua fauna, flora e os modos de vida de povos e comunidades tradicionais que habitam nos territórios. Esses espaços são patrimônio público do povo brasileiro, por isso devemos usá-los e protegê-los”, destaca. 

O Pará possui 92 Unidades de Conservação, que somam 423 mil km² (municipais, estaduais e federais), ou seja 34% do território do estado. Destas, 85 podem ser visitadas pelo público de forma gratuita e algumas necessitam de autorizações para visitação, emitidas por seus respectivos órgãos gestores – Secretarias Municipais de Meio Ambiente, IDEFLOR- Bio ou Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A idealizadora da campanha, Angela Kuczach, espera que “cada vez mais pessoas visitem, conheçam e desfrutem das Unidades de Conservação”, diz. 

A presidente do IDEFLOR- Bio, Karla Bengtson, reforça que a programação alerta a sociedade quanto à importância da proteção desses espaços de convivência na natureza. “Cinco Unidades de Conservação Estaduais, sob a gestão do IDEFLOR- Bio, recebem ações da programação alusiva à campanha, cujo propósito é despertar na sociedade o sentimento de pertencimento à esses espaços, reforçando que somos parte da natureza, portanto, responsáveis pelo meio ambiente”, destacou a presidente.

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR- Bio) é responsável pela gestão de 27 Unidades de Conservação estaduais, sendo 11 de Proteção Integral, com mais de 5 milhões de hectares, e 16 de Uso Sustentável, com mais de 15 milhões de hectares. Somadas, as Unidades de Conservação estaduais têm 21 milhões de hectares ou 16,86% do território paraense. 

Pedra do Pilao 1024x768 - Em defesa das Unidades de Conservação, campanha “Um dia no Parque” é realizada no Pará 
Pedra do Pilão, ponto de visitação no Parque Estadual Monte Alegre.

Programação

A programação inicia no sábado (23), na Floresta Nacional Saracá-Taquera, em Oriximiná, com passeio guiado de canoa pelo igarapé e trilha. E também na APA Jará, em Juruti, com atividade lúdica sobre as lendas da cidade e apresentação do personagem Rairú – que de acordo com a tradição Munduruku está por trás da criação de tudo. 

No domingo (24), a programação segue na Floresta Nacional com trilha ecológica, na qual um grupo de ciclistas sairão de madrugada de Porto Trombetas em direção à Base do Patauá. Já na Floresta Estadual de Faro haverá campeonato de canoagem, amistoso de futebol, brincadeira de pau-de-sebo, além de exposição, apresentação de teatro e plantio de árvores. 

Na APA Alter do Chão, que integra pela primeira vez a campanha, o dia de visita será marcado por competição dos catraieiros, trabalhadores essenciais para o turismo local. As catraias, pequenas embarcações movidas a remo, permitem que os visitantes de todo o mundo conheçam as belezas da famosa Ilha do Amor, cartão postal de Alter. No domingo, os catraieiros mais rápidos serão premiados. O dia encerra com uma trilha na Serra da Piroca e apresentação cultural dos botos e show regional. 

Alter do chao Santarem 23311400635 - Em defesa das Unidades de Conservação, campanha “Um dia no Parque” é realizada no Pará 
APA Alter do Chão participa pela primeira vez da campanha.

Para estimular o debate sobre a conservação da natureza, diversas ações de educação ambiental serão realizadas nas Unidades de Conservação. No Parque Estadual Monte Alegre, além de palestras e apresentação teatral, a data será marcada por circuito pelas trilhas da Serra da Lua e da Gruta do Pilão, com abertura inédita da trilha para a Gruta do Miritipé, localizada na serra do Paytuna. 

A capital paraense também integra a campanha, com atividades no domingo (24).  Na edição deste ano, o ecoturismo e o esporte de aventura estão em destaque no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, com passeio ciclístico, trilha e a atividade “Caminho das águas”, com uma caminhada ecológica e bóia cross.

Para os que buscam contato com a natureza, o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba, oferecerá 30 vagas para uma trilha guiada pelas ruínas da antiga fazenda da Pirelli, localizada em Marituba, região metropolitana de Belém.   

E para finalizar, no dia 29/07, região do Araguaia haverá visita guiada aos sítios arqueológicos, palestras sobre a Amazônia e o Cerrado e trilha à Cachoeira Moisés, todas no Parque Estadual da Serra dos Martírios-Andorinhas.   

Sobre o “Um Dia No Parque”

A campanha Um Dia No Parque (UDNP) é uma iniciativa da Coalizão Pró-Unidades de Conservação, grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. O mês escolhido para a realização da campanha faz referência à implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), por meio da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. 

Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

Serviço

Campanha “Um Dia no Parque 2022” – Visitação gratuita às Unidades de Conservação no Pará

Confira em: @umdianoparqueoficial@imazonoficial

 

Um Dia no Parque 2022 – programação:

 

23/07 

APA Jará – Juruti
Local: Espaço Oasis (Av. Lauro Sodré, s/n – Santa Rita)

8h – Passeio com grupo de ciclismo no entorno da APA Jará
10h – Apresentação de lendas de Juruti com participação especial do personagem Rairú + distribuição da cartilha da APA Jará
10h às 12h – Passeio de rabeta pelo lago Jará para contemplação
10h30 – Apresentação dos itens mirins das tribos Muirapinima e Munduruku

 

Floresta Nacional Saracá-Taquera – Oriximiná
Local: Igarapé do 14 km

8h – Atividade de abertura no Igarapé 14km
9h – Início passeio guiado de canoa
10h – Atividade de voluntariado
12h – Intervalo
16h – Término passeio guiado de canoa 

 

24/07

Floresta Nacional Saracá-Taquera – Oriximiná
Local: Base Patauá (Terra Santa)

3h30 – Saída grupo de ciclistas de Porto Trombetas. Local: MEC
8h – Chegada à Base Patauá
9h – Excursão pela Trilha
11h – Retorno para PTR
12h – Intervalo
14h – Atividade Semma Terra Santa
16h – Encerramento

 

APA Alter do Chão – Santarém
Local: Centro Comunitário de Alter do Chão

8h – Abertura
8h30 – Café Regional + distribuição dos kits da competição dos catraieiros
9h – Largada da competição náutica dos catraieiros
10h – Premiação dos competidores
11h – Exposição sobre a criação da APA na Praça 7 de setembro
16h – Subida na Serra da Piroca e sinalização do percurso com placas ambientais
18h às 20h – Encerramento com o “Projeto Por do Sol”: apresentação cultural dos botos e show regional

 

Flota de Faro – Faro
Local: Comunidade do Português

9h – Boas-vindas e palestra sobre a Flota
9h30 – Teatro
9h45 às 12h  –  Trilha ecológica/corrida no saco para crianças/visita a exposição de fotos
12h às 13h – Almoço
13h10 às 13h40 – Visita à comunidade com narração da história dos primeiros moradores e exposição de artigos de antiguidade e artesanato local
13h45 às 14h15 – Campeonato de canoagem
14h20 às 16h –  Amistoso de futebol e disputa de torcidas
16h às 17h – Encerramento com brincadeira do pau-de-sebo e plantio de árvores

 

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna – Belém
Local: Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna

7h – Observação de pássaros na Trilha Patauá (a concentração será no Centro de Acolhimento do Parque do Utinga)
9h às 12h – Passeio ciclístico pela via do parque (obrigatório capacete)
9h às 12h – Trilha ecológica com caminhada
14h às 17h – Caminho das águas com caminhada ecológica + boia cross
Inscrições e informações: (91) 98192-8753 (Karol)

 

Parque Estadual Monte Alegre – Monte Alegre
Local: Parque Estadual Monte Alegre 

8h – Abertura da exposição “De volta ao lar” com fotografias do PEMA + Feira Ecológica
9h – Palestra “PEMA – Conhecer para preservar”
10h – Circuito pelas trilhas da Serra da Lua e da Gruta do Pilão e abertura inédita da trilha Gruta do Miritiepé
12h – Intervalo
14h – Apresentação teatral: “Cuidando do que é nosso”, com inauguração da parede com pinturas rupestres

Transporte grátis: saída de ônibus para o PEMA às 7h30 e 8h30, em frente à Igreja Matriz de Monte Alegre

 

Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia – Marituba
Local: Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Estrada da Pirelli, km 4)

9h30h Trilha ecológica 
10h – Visitação às ruínas históricas da antiga fazenda Pirelli


29/07

Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas – S. Geraldo do Araguaia
Local: Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas

8h – Visita ao sítio arqueológico na Vila Santa Cruz dos Martírios
9h – Palestra sobre transição de bioma Amazônia e Cerrado e Educação Ambiental no Mirante11h – Trilha guiada até a Cachoeira do Moisés
12h – Encerramento

 

Mais informações:

Site: https://umdianoparque.org.br/

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR