A campanha, que será realizada nacionalmente no dia 21 de julho, convida os brasileiros para frequentarem áreas verdes protegidas

 

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Mais de duas mil Unidades de Conservação ajudam a proteger o ecossistema e a história do país. A fim de promover a consciência ambiental e incentivar a visitação nessas áreas, a campanha Um dia no Parque, iniciativa da Coalizão Pró UCs, realizará programações em diversos Parques Ambientais no país, no próximo dia 21 de julho. No Pará, o Parque Estadual de Monte Alegre e a Floresta Estadual de Faro receberão atividades promovidas pelo Imazon.

Esta é a segunda edição do evento. Um dia designado para que as pessoas possam conhecer, visitar, aproveitar, conectar-se e apaixonar-se pela natureza. O objetivo da campanha é mostrar aos brasileiros que Unidades de Conservação são lugares mágicos, especiais, que protegem toda a nossa biodiversidade e que estão ao alcance de todos. Um dos objetivos do evento também é criar uma cultura de visitação e conscientização a respeito da importância destas áreas para a qualidade de vida de todos. Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon, explica a importância da campanha: “nós idealizamos a campanha para que a sociedade conheça e use, pois somente assim ela irá entender a real importância de uma Unidade de Conservação”.

 

Parque Estadual de Monte Alegre
O Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) é uma das nove UCs de Proteção Integral do Estado do Pará, criada em 2001 por meio de Lei Estadual. Foi a primeira UC criada no estado com a participação da sociedade local. São mais de 20 mil km2 de natureza, localizados na Zona Rural do município de Monte Alegre.

Dentre os atrativos locais, estão: Gruta da Capela, Gruta da Pedra Pintada, Serra da Lua, Pedra do Mirante, entre outros. As atividades começaram cedo, com passeio e minipalestra.

Confira a programação:

Manhã: 9h às 12h

  • Passeio dos alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no PEMA
  • Mini palestra sobre o Parque
  • Distribuição de mudas

 

Tarde: 15h às 17h

  • Palestra sobre a Importância do Parque Estadual Monte Alegre com Mazinho Brito e Ilivaldo Castro
  • Concurso de Desenhos sobre as pinturas rupestres no auditório do Complexo de Visitantes do Parque (premiação para o melhor desenho)
  • Exposição de fotos e filmagens sobre o Parque feita pelo Instituto Pedra Pintada de Arte e Cultura (IPPAC), que também poderá ser visitada durante a semana toda

Mirante Flávia Abtibol 1024x576 - Faro e Monte Alegre receberão programações da Campanha Um dia no Parque pelo Imazon

Captura de Tela 2019 07 12 às 10.21.25 1024x611 - Faro e Monte Alegre receberão programações da Campanha Um dia no Parque pelo Imazon

Fotos: Flávia Abtibol

Floresta Estadual de Faro
A Flota de Fato ocupa mais de 600 mil hectares e abriga milhares de plantas e animais que só existem nessa região da Terra. Quase toda a área é coberta por florestas bem conservadas, além de rios extensos, como o Nhamundá e Mapuera. No interior da floresta também são praticadas atividades econômicas, como agricultura, pesca, coleta de castanha-do-Pará, extração de madeira e pequenas criações de gado. A Flota fica localizada na margem esquerda do Rio Nhamundá, na Zona Rural do município de Faro.

A programação será realizada no Centro Comunitário de Gestão Integrada da Flota de Faro, no horário de 7h30 às 19h. Haverá apresentação cultural do Grupo Parauara, visita à comunidade, trilhas, recreação pedagógica infantil, plantio de mudas, corrida de canoa e vivência de fabricação de farinha. Para participar dessas atividades, é preciso inscrever-se antecipadamente na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Faro ou por meio do telefone: (91) 99113-8926 (Eli Franco).

Para chegar até a Flota, os participantes terão direito à saída de barco do Porto Municipal de Faro, no dia anterior – 20 de julho – às 22h, e retornarão no dia 21 às 18h. Não haverá custo de transporte nem de alimentação.

Captura de Tela 2019 07 12 às 10.28.46 1024x641 - Faro e Monte Alegre receberão programações da Campanha Um dia no Parque pelo Imazon

Captura de Tela 2019 07 12 às 10.28.38 1024x630 - Faro e Monte Alegre receberão programações da Campanha Um dia no Parque pelo Imazon

Fotos: Rafael Araújo

Participe!

Para mais informações, acesse a página da campanha.
Confira aqui os parques participantes e as programações completas.

 

Imazon – O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia foi fundado em 1990 e, desde então, se tornou referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e tem experiências na garantia da sustentabilidade na Amazônia. Há 13 anos, o Imazon atua na implementação de Áreas Protegidas na região da Calha Norte, também no Pará.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR