Foi realizada nesta terça-feira, 3, a reunião para composição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da APA Jará. O encontro foi coordenado pelo Imazon, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti. Na reunião, ficou definido que o Conselho Gestor, que assumirá mandato de 2 anos, será formado por representantes de órgãos públicos municipais, instituições de ensino, pesquisa e extensão, organizações não governamentais, setor produtivo, organizações de classe (produtores, agricultores, pescadores etc.), associações de moradores e outros segmentos (região dos lagos Jará, Tucunaré, Laguinho e Curumucuri).

conselho gestor apa jara 1 300x201 - Imazon organiza reunião para definir conselho gestor da APA Jará, em Juruti
Foto: Divulgação/Prefeitura de Juruti

Para pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira, a reunião foi positiva e mostrou que as instituições estão engajadas no desenvolvimento da APA Jará. “As instituições e a sociedade jurutienses estão engajadas na proteção e conservação desses lagos, nessa reunião tivemos a oportunidade de reunir com mais de 100 pessoas que colocaram-se à disposição. Vale ressaltar que esse é um trabalho voluntário”, destaca.

“Saímos otimistas devido a participação grandiosa das organizações da sociedade civil e também governamental. Embora a APA Jará seja uma unidade de conservação nova criada no fim de 2019, já conseguimos grandes conquistas como incluí-la no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, criamos o seu Conselho Gestor e, posteriormente, trabalharemos na elaboração do plano de manejo, o que representa um avanço no fortalecimento e consolidação da gestão ambiental municipal”, explica Daniel Costa, gestor APA Jará. Para Jorge Simões, morador do Lago Tucunaré e membro do Conselho Gestor, a área de proteção ambiental é importante para a comunidade local. “Acreditamos que essa área de proteção será importante para a preservação da nessa região. Sou membro do Conselho Gestor e farei possível para ajudar nessa gestão”, frisa.

APA Jará – Para garantir a conservação de 5 mil hectares de floresta, áreas de várzea e igapós, igarapés, lagos e áreas consolidadas na área urbana de Juruti, oeste do Pará, o Imazon, a Alcoa Foundation e a prefeitura do município se uniram e realizaram todas a etapas necessárias para a criação oficial de uma Unidade de Conservação. Após a criação do conselho gestor da APA, a próxima etapa é a elaboração do plano de manejo. A Unidade de Conservação tem o objetivo de garantir a proteção da biodiversidade, aumentar o potencial de geração de renda, com o incentivo do turismo de base comunitária, e ainda melhorar a qualidade de vida da população local, com a possibilidade de um novo espaço para lazer, esportes e contemplação da natureza.

DJI 0030 1024x575 - Imazon organiza reunião para definir conselho gestor da APA Jará, em Juruti
Foto: Márcio Nagano

Saiba mais

Área de proteção ambiental em Juruti é oficialmente criada

Imazon realiza consulta pública para criação de unidade de conservação em Juruti

Resumo executivo do estudo de viabilidade técnica para a criação da APA do Jará.

Área rica em espécies da fauna silvestre é diagnosticada em Juruti

Instituições de Juruti se unem para proteger o Lago Jará

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juruti


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR