O evento reuniu mais de 300 participantes e definiu propostas prioritárias para a Conferência Nacional de Meio Ambiente
O Imazon participou da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA) do Pará, que reuniu mais de 300 participantes de diferentes setores da sociedade para a construção de ações ambientais participativas no estado e soluções aos desafios climáticos.
A atividade teve como tema central “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” e possuiu o objetivo de fortalecer a governança sobre o meio ambiente e ampliar a participação social na elaboração de estratégias para o desenvolvimento sustentável. “A CEMA do Pará desempenha um papel fundamental ao promover o diálogo entre governo, sociedade civil e setor privado, visando a formulação de políticas públicas sustentáveis mais eficazes”, explica Camila Trigueiro, pesquisadora do Imazon e representante do instituto na Comissão Organizadora Estadual (COE).
As discussões realizadas e as propostas aprovadas garantem que as vozes locais sejam ouvidas durante a Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que está prevista para maio deste ano. A pesquisadora ressalta que a participação ativa da sociedade civil é essencial nesse processo.
“Essa representatividade permite que as demandas das comunidades sejam reconhecidas e incorporadas às estratégias governamentais e garante que desafios específicos do Pará sejam considerados para a criação de políticas públicas mais amplas”, observa Camila.
O Imazon contribuiu especialmente no eixo de Mitigação, oferecendo suporte técnico e orientação para a construção de propostas voltadas à redução das emissões de gases do efeito estufa. Entre as propostas mais votadas, está a elaboração de políticas para o repasse de recursos financeiros da União aos fundos municipais de meio ambiente, garantindo investimentos diretos em iniciativas regionais.
Os participantes do evento discutiram cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; Governança e Educação Ambiental. Para cada um, foram aprovadas quatro propostas prioritárias, totalizando 20 proposições que serão levadas à Conferência Nacional de Meio Ambiente.
O encontro foi realizado nos dias 12 e 13 de março no auditório Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante os dois dias de evento, foram eleitos 50 delegados que representarão o estado na etapa nacional, em Brasília.
As propostas das Conferências Municipais, Intermunicipais e Livres que foram levadas para a etapa estadual podem ser acessadas neste link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1pdb5g00_uW-eyfWLZI9U7Uqw9sGeRVbS/edit?gid=1642569153#gid=1642569153.