WhatsApp Image 2019 09 05 at 12.23.46 1024x768 - Imazon promove intercâmbio de comunitários de Faro para operação de turismo de pesca em Cachoeira Porteira.
Foto: Divulgacão/Imazon

Comunitários da Floresta Estadual de Faro visitaram a pousada Alto Trombetas, localizada no Território Quilombola de Cachoeira Porteira, município de Oriximiná para vivenciar uma operação de turismo de pesca. O intercâmbio dos comunitários foi promovido pelo Imazon e pelo Ideflor-bio. A atividade faz parte do Programa Territórios Sustentáveis e do Fundo Amazônia. 

A comunidade Cachoeira Porteira já realiza o turismo de pesca desde 2012 e, atualmente, possui 08 pousadas que devem receber 800 pessoas até novembro deste ano. A Floresta Estadual (Flota) de Faro, uma área de Unidades de Conservação da Calha Norte, iniciou a operação em turismo de base comunitária em 2016. Desde então, o Programa Territórios Sustentáveis vem realizando estudos, oficinas e capacitações comunitárias para a implementação do turismo de base comunitária em Faro. 

AlexFisberg PTS 17 674 1024x678 - Imazon promove intercâmbio de comunitários de Faro para operação de turismo de pesca em Cachoeira Porteira.
Foto: Alex Fisberg/PTS

A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira explica que um dos objetivos do Plano de Uso Público da Flota de Faro é exatamente promover o conhecimento e a importância dessa Unidade de Conservação. “Dessa forma, o intercâmbio foi muito importante para que os comunitários de Faro pudessem vivenciar o funcionamento de uma operação turística”, pondera. 

No intercâmbio, os comunitários puderam vivenciar as atividades de hospedagem, alimentação, gerência e a pesca esportiva. Receitas, formas de receber os turistas, segurança, organização da operação, também foram temas abordados no intercâmbio. Até novembro, a Flota de Faro espera receber cerca de 50 visitantes. 

Socorro Almeida, gerente das Flotas da Calha Norte, destaca que a prática do turismo sustentável vem sendo incentivada por ser uma maneira de explorar o potencial econômico da região, mas conservando a floresta. “Estamos incentivando as formas de turismo sustentável que tenham como pano de fundo a preservação e a conservação ambiental. Que promova o desenvolvimento e a qualidade de vida das famílias das comunidades da Flota de Faro, mantendo a floresta em pé e os rios preservados.”

De acordo com a gerente das Flotas, a pesca esportiva é o carro chefe do turismo sustentável em Faro. “O rio Nhamundá é rico em diversidade e tem peixes que atraem os turistas. Mas também estamos fomentando outras formas de turismo como o de trilhas ecológicas e a observação da natureza em todas as formas possíveis, como a observação de aves e de mamíferos. O modo de vida das populações tradicionais também é um potencial que estamos preparando.”, acrescenta Socorro Gomes. 

AlexFisberg PTS 17 651 1024x678 - Imazon promove intercâmbio de comunitários de Faro para operação de turismo de pesca em Cachoeira Porteira.
Foto: Alex Fisberg/PTS

No intercâmbio, os comunitários tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os processos e equipamentos necessários para realizar a pesca esportiva, o principal destaque do turismo na região. Silvio Glória Silva, que participou do intercâmbio, ressalta a importância de aprender a organização das atividades e também como receber e tratar os turistas. “A experiência é muito bacana e, com certeza, a gente vai levar um aprendizado muito grande para a nossa comunidade em relação ao trabalho desenvolvido. Também é importante ter esse conhecimento com o material de pesca e com os turistas”, avalia. 

Silvio, que é da Flota de Faro, frisa ainda que o desafio é mobilizar a comunidade, fazer com que todos se interessem pelo turismo sustentável e organizar as atividades. “Quanto mais o trabalho for organizado, melhor para a comunidade e também para o cliente. Todo mundo sai ganhando”. Ele já faz planos de como atrair os turistas para a Flota de Faro: “Lá ficamos mais próximos da cidade. Então o turista chega na lancha e já desembarca na pousada. Isso com certeza facilita muito”, conclui. 

Serviço – Voos diários partem das capitais Manaus (AM) e Belém (PA) com destino a Santarém (PA) e Parintins (AM). De Santarém saem barcos diários para Faro. O trajeto é pelos rios Tapajós, Amazonas e Nhamundá e dura cerca de 20 horas. Via Parintins, há seis lanchas que realizam o transporte diário para Nhamundá (AM) e Faro (PA), com duração média de 1 hora. Em Faro, existem barcos e lanchas que realizam o transporte para a Flota de Faro. A duração varia de 2 a 4 horas. Mais informações pelos telefones (92) 99384-1754, (92) 99508-7193 e (91) 99101-9625 e também pelo e-mail [email protected].

AlexFisberg PTS 17 667 1024x678 - Imazon promove intercâmbio de comunitários de Faro para operação de turismo de pesca em Cachoeira Porteira.
Foto: Alex Fisberg/PTS

Territórios Sustentáveis – O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e USAID, que tem por objetivo contribuir para a consolidação de um desenvolvimento sustentável dentro dos territórios de Faro, Terra Santa e Oriximiná por meio dos eixos, Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Capital Social e Quilombolas. Saiba mais sobre o Territórios Sustentáveis no site do programa: www.territoriossustentaveis.org.br

Fundo Amazônia – O projeto “Fortalecimento da gestão ambiental na Amazônia” está em execução pelo Imazon desde 2016 e vai até dezembro deste ano.  Com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, o projeto tem como objetivo a redução sustentável do desmatamento e da degradação florestal na Amazônia brasileira, por meio de ações voltadas ao aprimoramento da gestão ambiental municipal, à transparência da regularização fundiária e à consolidação de Unidades de Conservação. Saiba mais sobre o projeto aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR