O jornal Folha de São Paulo publicou matéria sobre o Projeto de Lei Estadual nº 129/2019, que altera as regras para regularização fundiária no Pará, e as possíveis consequências de sua vigência. Entre elas, estima-se que 7% do PIB Brasileiro (R$118 bilhões) será custeado pelo governo, além de um avanço de 16 mil kmde desmatamento na Amazônia Legal com a venda de terras públicas.

Essa é a estimativa do estudo “Stimulus for land grabbing and deforestation in the Brazilian Amazon” (Estímulo à grilagem e desmatamento na Amazônia Brasileira), que o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) acaba de publicar na revista científica Environmental Research Letters, disponível aqui.

A reportagem diz ainda que “entre os pontos mais criticados do projeto, aprovado no último dia 11 e que agora só precisa da assinatura de Barbalho para entrar em vigor, está a mudança pela qual consideram legítimos ocupantes de áreas rurais pessoas físicas e jurídicas ‘que pretendam exercer atividades agrárias em terras do estado'”

Leia a matéria completa aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR