108467608 hi055968282 300x169 - #ImazonNaMídia: Locais com mais queimadas também tiveram mais desmatamento, diz estudo (BBC Brasil)
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

O portal da BBC Brasil publicou reportagem com a nota técnica de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Universidade Federal do Acre, que mostra que o recente aumento no número de queimadas na Amazônia está diretamente relacionado ao desmatamento. Os pesquisadores se basearam em dados de três instituições diferentes, entre elas, o Imazon.

As informações sobre desmatamento são do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), do Imazon. Os dados sobre queimadas são do satélite AQUA, considerado o satélite de referência pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e o número de dias consecutivos sem chuva é da base de dados CHIRPS, desenvolvida por cientistas do Serviço Geológico dos EUA (USGS) e da Universidade da Califórnia em Santa Barbara.

A correlação entre desmatamento e queimadas contraria o argumento de que os focos de incêndio deste ano seriam algo natural, decorrente apenas do período de estiagem no Norte do país. Leia a reportagem completa aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR