Meio ambiente: entidades divulgam lista dos parlamentares amigos e inimigos da Amazônia

Meio ambiente: entidades divulgam lista dos parlamentares amigos e inimigos da Amazônia

BRASÍLIA – Entidades ambientalistas divulgaram nesta sexta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, a lista dos vencedores dos prêmios aos “parlamentares amigos” e “inimigos” da Amazônia 2009.

O objetivo da premiação é divulgar os nomes dos deputados federais e senadores que se destacaram na defesa da Amazônia, bem como dos que, na avaliação das entidades, mais contribuíram para a destruição desse bioma.

Os sete "amigos" e os nove " inimigos" da Amazônia também foram divididos em duas categorias: uma para os representantes da região e a outra para aqueles de outros estados. São as categorias "espécies nativas" e "espécies exóticas".

-Nossa expectativa é que esse prêmio ajude a pressionar os parlamentares brasileiros a mudarem de postura em relação aos projetos em defesa do meio ambiente. Esperamos que no próximo ano, o número de amigos da Amazônia supere o de inimigos - observou a gerente executiva do FBOMs, Esther Neuhaus.

Fazem parte da comissão organizadora da lista as seguintes entidades: Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

-Engraçado que entre os organizadores deste prêmio não vemos ninguém realmente da região - reagiu irritado o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), um dos listados como inimigos da Amazônia. - O Greenpeace, por exemplo, fica na Inglaterra. Esse pessoal para falar em nome da região primeiro precisa ser votado pelo povo de lá. É preciso viver lá para realmente conhecer a realidade da região. Como democrata, recebo qualquer crítica, embora a considere equivocada. A regularização fundiária aprovada pela MP 458 vai proteger a Amazônia e não incentivar seu desmatamento - defendeu ele.

Confira aqui a lista completa:

PRÊMIO AMIGO DA AMAZÔNIA

Categoria espécies nativas

Senadora Marina Silva (PT/AC)

Senador José Nery (PSOL/PA)

Deputado Sarney Filho (PV/MA)

Categoria espécies exóticas

Senador Aloísio Mercadante (PT/SP)

Senador Cristovam Buarque (PDT/DF)

Senador Renato Casagrande (PSB/ES)

Deputado Paulo Teixeira (PT/SP)

PRÊMIO INIMIGO DA AMAZÔNIA

Categoria espécie nativas

Senadora Katia Abreu (DEM/TO)

Senador Romero Jucá (PMDB/RR)

Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA)

Deputado Asdrúbal Bentes (PMDB/PA)

Deputado Homero Pereira (PR/MT)

Categoria espécie exótica

Deputado José Nobre Guimarães (PT/CE)

Deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP)

Deputado Valdir Colatto (PMDB/SC)