Projeto busca conectar pessoas com a natureza em áreas protegidas e ocorrerá dia 18 de julho com programação virtual acessível a todos os públicos

WhatsApp Image 2021 06 18 at 12.46.51 - Para celebrar as Unidades de Conservação, Imazon integra campanha “Um Dia no Parque”
Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) – Foto: Fabíola Tuma/Arquivo pessoal

 

Faltam 30 dias para o início do maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, que tem um propósito legítimo: despertar a consciência ambiental dos brasileiros. É a campanha “Um Dia No Parque (UDNP)”, uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) integra a ação desde 2019 e este ano participa novamente do engajamento em prol das UCs.

A programação será realizada no dia 18 de julho, mesma data em que é comemorada a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), em formato on-line – diferente das últimas edições que aconteciam dentro das Unidades de Conservação, antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

“O projeto busca aproximar pessoas desses espaços de conservação, que muitas vezes estão próximos de casa, sem precisar ir tão longe para buscar uma conexão com a natureza. A proposta é incentivar as pessoas a frequentar esses lugares, gerando valorização e a compreensão do quanto é importante conservar o patrimônio natural”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora da iniciativa no Brasil.

WhatsApp Image 2021 06 18 at 12.46.51 2 - Para celebrar as Unidades de Conservação, Imazon integra campanha “Um Dia no Parque”
Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) – Foto: Fabíola Tuma/Arquivo pessoal

 

As Unidades de Conservação são áreas de proteção instituídas pelo poder público com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e atividades de turismo ecológico.

Edição de 2021 será 100% on-line

Neste ano, o objetivo do Um Dia no Parque é privilegiar histórias de vínculo com as Unidades de Conservação, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. O público também poderá enviar depoimentos via e-mail ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque que será utilizado para identificar as manifestações on-line.

Outra forma de participação é interagindo diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos on-line. Cada região vai eleger um tema de interesse para expor em seus próprios meios de comunicação. Um exemplo de atividade é a discussão sobre como o clima influencia a visitação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, quais seus efeitos para o ecoturismo e seus benefícios à rede hoteleira, setores de alimentação e turismo local, entre outros.

Algumas UCs também vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança. As programações destas unidades serão divulgadas ao longo dos 30 dias que antecedem o evento, no site oficial da campanha: www.umdianoparque.net.

WhatsApp Image 2021 06 18 at 12.46.51 1 - Para celebrar as Unidades de Conservação, Imazon integra campanha “Um Dia no Parque”
Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) – Foto: Fabíola Tuma/Arquivo pessoal

 

Outras edições

A campanha Um Dia No Parque foi idealizada pela Rede Pró UC e inspirada no National Parks Week, um evento nacional que reúne milhões de visitantes que frequentam as áreas protegidas nos Estados Unidos e estabelecem uma relação com a natureza e a história do país.

Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do UDNP e, desta vez, a previsão é que a mobilização e a participação de mais parques seja ainda maior. Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e, no ano seguinte, o número quase quadruplicou, com 234 UCs de todos os biomas.

Para Angela Kuczach, a proposta a longo prazo “é criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que cada vez mais as pessoas entendam a importância dessas unidades e se sintam parte desses locais”.

Inscreva sua Unidade de Conservação para participar do UDNP

Gestores de Unidades de Conservação e parceiros que queiram oferecer atividades presenciais ou on-line no Um Dia No Parque devem realizar uma inscrição gratuita pelo e-mail [email protected].

Sobre a Rede Pró UC

A Rede Pró-Unidades de Conservação é uma organização não governamental advocacy que busca ampliar sua representatividade e impacto em prol da proteção dos ambientes naturais. A Rede foi fundada em 1998 e atua em todo o território nacional fortalecendo Unidades de Conservação da Natureza juntamente com outras instituições e colaboradores que atuam em defesa das UCs no Brasil.

Serviço:
Um Dia No Parque
18 de julho de 2021
Site: www.umdianoparque.net
Instagram: @umdianoparqueoficial
Facebook: @unidoscuidamos
E-mail: [email protected]


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR