Paragominas promove o Programa Cidades Sustentáveis

Paragominas promove o Programa Cidades Sustentáveis

O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), em parceria com Observatório Social de Belém, com o apoio do Ministério Público Estadual convoca a população e os pré-candidatos aos cargos de prefeito no Estado do Pará para o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis, no município de Paragominas, no dia 15 de agosto.

O objetivo deste lançamento é apresentar o Programa Cidades Sustentáveis e formalizar a adesão daqueles(as) que pretendem assumir o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e conta ainda com uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

As cidades, onde moram 85% da população brasileira, são fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil. É nas cidades que ocorre o consumo da quase totalidade dos produtos e serviços que utilizam materiais e recursos provenientes do meio ambiente.

O Programa Cidades Sustentáveis oferece como ferramenta a Plataforma Cidades Sustentáveis – uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos: governança, bens naturais comuns, equidade, justiça social e cultura de paz, gestão local para a sustentabilidade, planejamento e desenho urbano, cultura para a sustentabilidade, educação para a sustentabilidade e qualidade de vida, economia local, dinâmica e sustentável, consumo responsável e opções de estilo de vida, melhor mobilidade, menos tráfego, ação local para a saúde e do local para o global.

A cada um destes eixos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.

Hoje, o Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br) já é uma realidade. Centenas de pré-candidatos às eleições municipais de todo o País e partidos políticos já assinaram a Carta Compromisso proposta pelo PCS, além de dezenas de organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos que firmaram parceria com esta ambiciosa e tão necessária causa. A lista atualizada dos signatários e as cartas compromissos podem ser visualizadas no site do Programa.

Os lançamentos regionais têm dado a visibilidade necessária ao programa, envolvido os candidatos(as) locais para esta agenda de desenvolvimento sustentável , e permitido o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos para construir cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis, democráticas e sustentáveis, que proporcionem uma boa qualidade de vida a todos os cidadãos e permitam a sua participação em todos os aspectos relativos à vida pública.

O evento contará com a presença de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil, além dos meios de comunicação da cidade. Os candidatos terão a oportunidade de assumir o seu compromisso.

Os(as) candidatos(as) a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a carta compromisso que será disponibilizada no dia do evento. Com isso, os signatários eleitos se comprometem em promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

convite paragominas