Com o objetivo de incrementar e potencializar o conhecimento técnico acerca da produção da palma no Estado do Pará, o Imazon e Proforest Initiative, juntamente com o Programa Municípios Verdes do Governo do Pará promoverão a Semana Técnica da Palma Sustentável, com treinamento e oficinas sobre produção sustentável de palma para produtores, autoridades governamentais e organizações da sociedade civil no Estado.

logos - Sessão Aberta da Semana Técnica da Palma Sustentável

O evento pretende gerar insumos para orientar a criação de um plano de ação para conscientização e capacitação sobre palma sustentável que proporcionará treinamento e apoio técnico contínuo para a produção sustentável na região. A semana começará com uma sessão aberta, na tarde do dia 22 de outubro no Hotel Regente, contextualizando a palma no Pará e no mundo, assim como na visão do governo e dos demais setores.

O Zoneamento Agroecológico realizado pela Embrapa identificou 31.8 milhões de hectares de terras aptas para o cultivo da palma no Brasil, mais do que o dobro da área mundial cultivada com a palma. A produção da palma pode representar grandes oportunidades econômicas para a Amazônia se realizada de maneira sustentável. A palma é a oleaginosa com rendimento mais elevado e sua demanda mundial tem previsão de crescimento de mais de 65% até 2020 (Mielke, 2011). A produção pode fortalecer a agricultura familiar e tem alto potencial para geração de empregos formais. Por outro lado, a produção da palma tem sido duramente criticada por ONGs internacionais por promover desmatamentos no sudeste Asiático e ampliar conflitos sociais. Uma expansão descontrolada da palma na Amazônia pode gerar aumento do desmatamento, perda de biodiversidade, degradação do solo e da água, concentração fundiária e aumento de conflitos. Para evitar estes impactos negativos, é necessário assegurar que a produção se efetue de forma sustentável (por exemplo, o plantio só deve ocorrer em áreas já desmatadas no passado), respeitando o meio ambiente e as comunidades locais.

As certificações de sustentabilidade são uma ferramenta prática internacionalmente reconhecida para o produção sustentável da palma. Os princípios e critérios da Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável (RSPO), por exemplo, incluem regras sobre conformidade com a legislação, boas práticas agrícolas, viabilidade econômica, responsabilidade ambiental e social, desenvolvimento responsável de novas plantações e cadeia de fornecimento. No entanto, existe pouca informação e capacidade de aplicação de normas de sustentabilidade entre os produtores, ONGs e instituições governamentais no Estado do Pará. É necessário promover a conscientização das partes interessadas sobre boas práticas socioambientais na produção da palma e sobre padrões de sustentabilidade, como a RSPO.

Inscrições: [email protected]

logos 1 - Sessão Aberta da Semana Técnica da Palma Sustentável


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR