Cerca de cento e cinquenta produtores rurais, autoridades e representantes do setor privado se reuniram no dia 2 de abril em torno de um propósito: tornar Tailândia uma boa referência em adequação ambiental.

No seminário que foi realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do município em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon, foram apresentadas os desafios e oportunidades para a regularização ambiental das propriedades rurais tailandenses, entre elas o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Paulo Amaral, pesquisador do Imazon, acredita que Tailândia seja o próximo município do Pará a deixar a lista crítica do MMA e que isto está bem próximo de acontecer. “Tailândia tem hoje 74% da área cadastráveis inseridas no CAR, faltando somente 6% para atingir a meta de 80% para cumprir com esse critério para sair da lista, já que o desmatamento no município está sob controle ficando em torno de 10 km2 em 2012.”, explica Amaral.

Na ocasião o atual prefeito de Tailândia, Rosinei Dias, reafirmou o Pacto pela redução do desmatamento e adequação ambiental, o primeiro passo para iniciar as ações para que o município seja retirado da lista dos que mais desmatam a Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR