Entre agosto de 2018 e junho de 2019, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgado pelo Imazon, detectou 3.767 km² de desmatamento na Amazônia Legal, um aumento de 4% em relação ao período anterior. Desse total, 801 km² foram destruídos em junho de 2019. Pesquisadores do Imazon identificaram 7.177 alertas de desmatamento no mês.

Amazonas e Pará lideram o ranking de junho com 30% e 26% do total desmatado, respectivamente, seguido por Rondônia (19%), Mato Grosso (17%), Acre (5%), Roraima (1%), Tocantins (1%) e Amapá (1%). Ao comparar o total desmatado em junho de 2019 com o mesmo mês do ano anterior, há uma redução de 31%. Entretanto, vale ressaltar que o mês de junho de 2018 apresentou a maior área desmatada já detectada em um único mêsa na série histórica do SAD desde 2008. Ou seja, apesar da redução, a Amazônia segue sob intensa pressão de desmatamento. 

Já a degradação florestal, quando a destruição das florestas ocorre por corte seletivo das árvores ou por queimadas, somou 49 km², um aumento de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando fechou em 40 km². 

De acordo com a geografia do desmatamento, maior parte do desmatamento (56%) ocorreu em áreas privadas ou sob algum estágio de posse. O restante foi registrado em Assentamentos (26%), Unidades de Conservação (13%) e Terras Indígenas (5%).

 

INFBoletimSAD Jun2019 A4 297x210 WEB - Tendência de aumento no desmatamento é confirmada

Clique para ampliar

 

Faça o download do infográfico aqui.

Imazon – O Imazon é um instituto nacional de pesquisa, sem fins lucrativos, composto por pesquisadores brasileiros, fundado em Belém há 29 anos. Através do sofisticado Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a organização realiza, há mais de uma década, o trabalho de monitoramento e divulgação de dados sobre o desmatamento e degradação da Amazônia Legal, fornecendo mensalmente alertas independentes e transparentes para orientar mudanças de comportamento que resultem em reduções significativas da destruição das florestas em prol de um desenvolvimento sustentável.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR