Quem somos 2021 - Conheça o Imazon

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) é uma instituição científica brasileira e amazônida sem fins lucrativos que realiza pesquisas e projetos para promover o desenvolvimento socioambiental e a justiça climática da região. Nosso propósito é produzir e aplicar soluções baseadas na conservação da floresta para melhorar a qualidade de vida não apenas da população amazônica, mas também brasileira e mundial.

Em 32 anos de existência, o Imazon já publicou aproximadamente 900 trabalhos científicos, incluindo pesquisas — muitas delas em revistas internacionais —, livros, livretos, infográficos, guias e mapas. Essas produções servem de apoio para tomadas de decisões por parte do poder público, do setor privado e até de outras organizações do terceiro setor, além de levar conhecimento especializado sobre a Amazônia para toda a sociedade.

Missao visao e valores 2021 - Conheça o Imazon
Missão
Promover a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Visão
A Amazônia como uma região onde a biodiversidade, a cobertura florestal e os serviços ambientais associados estarão conservados e o desenvolvimento sustentável será atingido de modo a garantir condições de vida dignas para todos os habitantes da região.

Valores

1. SUSTENTABILIDADE
As soluções para os problemas de uso dos recursos naturais devem estar baseadas nos princípios de sustentabilidade, ou seja, capacidade de um ecossistema de manter processos e funções ecológicas, diversidade biológica e produtividade ao longo do tempo. Isso significa respeitar todas as formas de vida e os ciclos da natureza, valorizar a diversidade cultural, fortalecer economias locais sustentáveis, considerar os custos ambientais e sociais envolvidos nos processos produtivos e promover esforços para a repartição de benefícios (compartilhar poder na tomada de decisão e dividir os bens e serviços criados de forma sustentável).

2. ÉTICA
Adotar uma relação respeitosa com todas as pessoas e instituições; respeitar os direitos autorais; respeitar os códigos de ética profissionais; e combater preconceitos e desigualdades raciais, de gênero, religiosos e sociais.

3. USO DO MÉTODO CIENTÍFICO
O Imazon conduz análises objetivas e isentas, baseadas em métodos científicos comprovados na literatura especializada.

4. EXCELÊNCIA NA QUALIDADE
Os trabalhos do Imazon passam por um processo rigoroso de controle de qualidade interna e de revisão por pares externos. Isso reforça a credibilidade e o respeito ao instituto.

Principais contribuicoes 2021 - Conheça o Imazon
Principais contribuicoes 2021 01 - Conheça o ImazonPrincipais contribuicoes 2021 02 - Conheça o ImazonPrincipais contribuicoes 2021 03 - Conheça o ImazonPrincipais contribuicoes 2021 04 - Conheça o ImazonPrincipais contribuicoes 2021 05 ok 2 - Conheça o ImazonPrincipais contribuicoes 2021 06 ok - Conheça o ImazonPremiacoes 2021 1 - Conheça o Imazon

O Imazon já recebeu 17 premiações e reconhecimentos, que mostram a relevância do nosso trabalho para proteger e desenvolver socioambientalmente a Amazônia:

2021
• Recebemos o Diploma Amazônia para Sempre, da Câmara Municipal de Belém.
• A plataforma de previsão de desmatamento por inteligência artificial PrevisIA foi reconhecida no prêmio da IT Mídia como case da Microsoft, parceira do Imazon e do Fundo Vale no desenvolvimento da ferramenta.

2018
• Vencemos como a melhor ONG da Região Norte e ficamos entre as 100 melhores ONGs do Brasil no Prêmio Melhores ONGs 2018.

2017
• Representantes do Imazon e da Mineração Rio do Norte receberam, durante a XIII Feira da Indústria do Pará, homenagem pelo 1º lugar no Prêmio Estadual de Inovação na Indústria Mineral com o Programa Territórios Sustentáveis.

2014
• Nosso cofundador Beto Veríssimo ficou na lista das 100 pessoas mais influentes do Brasil da Revista Época.
• Veríssimo também foi reconhecido pelo jornal O Globo como a personalidade que mais se destacou no ano na categoria Sociedade – Sustentabilidade na 12ª edição do Prêmio Faz Diferença.

2012
• Ficamos no TOP3 do prêmio Greenvana GreenBest 2012, na categoria ONG.
• Fomos reconhecidos pela Prefeitura de Paragominas com o Mérito Célio Miranda, a mais importante comenda da cidade para aqueles que contribuíram com o seu desenvolvimento.

2011
• Ficamos em 1º lugar na categoria ONG na escolha da Academia do Prêmio Greenbest 2011.
• Nosso pesquisador sênior Carlos Souza Jr. foi reconhecido pelo International Biographical Centre como membro da lista TOP 100 SCIENTISTS 2011 (Top 100 Cientistas 2011).
• Beto Veríssimo, cofundador do Imazon, foi reconhecido pela Revista Alfa como um dos Homens do Ano por suas contribuições no combate ao desmatamento na Amazônia.

2010
• Vencemos o Prêmio Fundação Skoll de Empreendedorismo Social.
• Paragominas, no Pará, ficou em 1º lugar na categoria Municípios do Prêmio Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), graças à implantação do Projeto Município Verde, realizado em parceria com o Imazon.

2009
• Recebemos o Mérito Marina Silva da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
• Vencemos o Prêmio Usaid, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

2008
• Ficamos em 1º lugar na categoria Organização Não-Governamental (ONG) do Prêmio Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

2007
• Vencemos o Prêmio Henry Ford de Conservação Ambiental na categoria de Ciência e Formação de Recursos Humanos.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR