A Evolução do Setor Madeireiro na Amazônia entre 1980 a 2020 e as Oportunidades para seu Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável na Próxima Década

A Evolução do Setor Madeireiro na Amazônia entre 1980 a 2020 e as Oportunidades para seu Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável na Próxima Década. Belém, PA: Imazon, Imaflora, ICV e Idesan, 2022.

Sumário Executivo

Esta publicação é o resultado de um esforço conjunto entre as instituições da sociedade civil que formam a Rede Simex (Imazon, Imaflora, ICV e Idesam) no sentido de elaborar um panorama inédito do setor madeireiro no Bioma amazônico, trazendo informações históricas da atividade madeireira, a evolução de sua cadeia produtiva, dispositivos de gestão e controle existentes, o atual cenário, e as perspectivas para os próximos anos (Amazônia 2030).

Iniciamos este estudo fazendo um retrospecto histórico sobre a dinâmica da atividade madeireira na região, destacando as principais áreas de concentração, suas migrações e mudança no padrão exploratório ao longo das últimas décadas.

Além disso, concatenamos informações sobre a produção madeireira dos últimos anos e destacamos que, entre 2008 e 2020, por exemplo, o estado de Mato Grosso foi o principal produtor de madeira da Amazônia, com uma participação relativa entre 36% e 54% da região. O Pará veio em seguida, com proporções entre 30% e 40% do total, com uma exceção importante em 2011, ano no qual o estado era o principal produtor.

Ainda sobre este aspecto, um fato chama atenção: o aumento da importância do estado do Amazonas, que passou a representar 9% da produção de toras da Amazônia nos últimos anos, em grande parcela devido ao crescimento da atividade madeireira no sul do estado. Com base na média de produção de 2019-2020, estimamos que algo entre 370 mil e 650 mil hectares de florestas precisem ser exploradas anualmente na Amazônia para suprir os atuais níveis de produção.

Este estudo ainda reuniu informações sobre as principais ferramentas eletrônicas de controle e gestão de dados madeireiros hoje existentes no Bioma, a saber: Sinaflor, na esfera federal; e SIMLAM/Sisflora na esfera estadual (apenas Pará e Mato Grosso adotam esses dois últimos atualmente). E buscando compreender o nível de transparência das informações sobre exploração florestal, analisamos as bases de dados disponibilizadas por estas plataformas, em especial sobre autorizações de exploração florestal e dos documentos de origem florestal e guias florestais. De forma geral, os resultados apontaram lacunas significativas de informações no nível dos estados. A exceção é o estado de Mato Grosso, que apresentou um bom desempenho no grau de abertura das bases avaliadas.

O estudo também destaca a importância da existência de ferramentas robustas no rastreamento da cadeia produtiva, frente ao elevado nível de incerteza dos operadores do mercado e consumidores finais sobre a origem do produto que estão consumindo, e cita instituições certificadoras como forma de melhorar a confiança na cadeia de produção.

Ainda neste sentido, e ampliando o olhar sobre o aspecto espacial do monitoramento e controle da atividade, reunimos dados dos principais sistemas de monitoramento oficiais e independentes que têm produzido informações de uso e cobertura florestal na Amazônia. As ferramentas oficiais do Inpe (PRODES, DETER e DEGRAD), por exemplo, têm gerado informações de desmatamento e degradação florestal das últimas décadas para a todo o Bioma, enquanto plataformas independentes como o TimberFlow (Imaflora) e Simex (Imazon) têm produzido levantamentos específicos como volumetria/produção de madeira e, área explorada e dinâmica da legalidade da exploração madeireira, respectivamente.

Em 2020, com a criação da chamada Rede Simex (Imazon, Imaflora, ICV e Idesam), realizamos um levantamento inédito de mapeamento da atividade madeireira na Amazônia, revelando a legalidade das áreas consumidas pela atividade nos estados amazônicos. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, a Rede identificou 462 mil hectares de exploração madeireira em toda a Amazônia, sendo 51% (234 mil hectares) somente no estado do Mato Grosso, 15% (71 mil hectares) no estado do Amazonas, 15% (69 mil hectares) em Rondônia, 11% (50 mil hectares) no Pará, 6% (27 mil hectares) no Acre, 2% (9 mil hectares) em Roraima e menos de 1% (730 hectares) no estado do Amapá.

No que concerne à agenda positiva (Amazônia 2030), este estudo destaca o compromisso que o Brasil tem de alcançar o desmatamento sustentável desde a Rio 92, apesar do atual cenário de combate ao desmatamento e degradação florestal ser desafiador. Por outro lado, aponta um caminho promissor: utilizar, sustentar e agregar valor aos ativos biológicos da Amazônia, estimulando a bioeconomia.

Finalmente, este estudo enumera como elementos fundamentais para o sucesso desta agenda positiva:

1. O contínuo desenvolvimento e aprimoramento das ferramentas, plataformas e inteligência relativa ao setor florestal da Amazônia, tanto no sentido de tornar o monitoramento das florestas e de mudanças do uso da terra mais robusto, quanto apoiando nos esforços públicos de controle da ilegalidade. Esse processo deve incluir a disponibilização pública, integral, em tempo real e em formato aberto dos dados de autorização, exploração, transporte, monitoramento e fiscalização da cadeia da madeira.

2. O desenvolvimento de alternativas que garantam a rastreabilidade dos produtos florestais da Amazônia ao longo das cadeias produtivas, de modo a minimizar os riscos dos mercados ligados ao consumo de madeira ilegal.

3. O aparecimento de políticas públicas de compra de madeira e de outros produtos florestais mais robustos, gerando regulamentos específicos direcionados aos operadores de mercado.

4. O surgimento de espaços de diálogo permanente que possam gerar parcerias estratégicas entre o empresariado florestal, governos, comunidades e mercados.

5. O estímulo ao aprimoramento do manejo florestal, especialmente no sentido de torná-lo mais sustentável e atrativo economicamente frente a outros usos do solo.

6. O desenvolvimento e teste de modelos de fomento e de assistência técnica florestal que consigam ter capilaridade e que consigam atender a pequenos produtores familiares e individuais.

7. O uso de dados estratégicos produzidos por estudos como este para o direcionamento de ações de combate e controle da atividade predatória e ilegal, sobretudo, em Áreas Protegidas e terras não destinadas.

8. O monitoramento remoto efetivo de áreas legalmente protegidas e terras não destinadas com regularidade se mostra como prioridade, assim como ações que possam demonstrar maior controle por parte do estado e da sociedade, como as concessões florestais, ou a destinação formal às comunidades residentes destas florestas.

9. O fomento à ampliação e consolidação de parcerias entre instituições de pesquisa e órgãos de meio ambiente é um caminho interessante para o contínuo aperfeiçoamento das atividades ligadas ao licenciamento e monitoramento da atividade madeireira.

10. O teste de modelos de negócios inovadores, incluindo uma estratégia para a atração de investimentos, que possa trazer alternativas para uma melhoria das taxas de conversão da madeira em tora em produtos (hoje na casa de 35%-40%), incentivando a modernização do parque industrial madeireiro localizado nos polos da Amazônia, em sua maioria obsoleto.

Leia o estudo aqui

This post was published on 30 de junho de 2022

Notícias recentes

Activity Report 2022

Letter from the executive board In 2022, the Legal Amazon suffered its fifth consecutive annual…

25 de abril de 2024

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema…

16 de abril de 2024

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Brandão, I., Souza Jr., C.,…

18 de março de 2024

Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas: SAD de Outubro a Dezembro de 2023

Amorim, Larissa; Santos, Bianca; Ferreira, Raissa; Brandão, Ives; Dias, Manoela; Ribeiro, Júlia & Souza Jr.,…

11 de março de 2024

Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas: SAD de Julho a Setembro de 2023

Amorim, Larissa; Santos, Bianca; Ferreira, Raissa; Brandão, Ives; Dias, Manoela; Ribeiro, Júlia & Souza Jr.,…

11 de março de 2024

Ameaça e Pressão de Desmatamento em Áreas Protegidas: SAD de Abril a Junho de 2023

Amorim, Larissa; Santos, Bianca; Ferreira, Raissa; Brandão, Ives; Dias, Manoela; Ribeiro, Júlia & Souza Jr.,…

11 de março de 2024