Veríssimo, A., Souza Jr., C., & Salomão, R. 2001. Identificação de áreas prioritárias para a criação de Florestas Estaduais (Flotas) no Acre. (p. 34). Rio Branco: Imazon e Governo do Estado do Acre.
RESUMO
O Acre possui apenas duas Florestas de Produção em seu terri-tório (1,4% de sua área total), a Floresta Nacional (Flona) do Macauă com 173 mil hectares e a Floresta Estadual do Antimary, com possui 56 mil hectares. O Governo do Acre tem como meta consolidar e expandir as Florestas de Produção até, no mínimo, 1,5 milhão de hec-tares ou aproximadamente 10% do território do Estado.
Neste estudo, foi desenvolvido um método para selecionar as áreas florestais com potencial para o estabelecimento de florestas de produção. Essas áreas foram definidas a partir de um conjunto de análises feitas em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) (Arc Info™, Arc View 3.2™™ e Spatial Analyst™). Foi realizada análi-se suplementar para identificar o desmatamento recente (1999), bem como a tipologia florestal em cada um dos polígonos selecionados com potencial para a criação das áreas. Para isso, utilizou-se ima-gens de satélite Landsat 7 ETM de 1999 (bandas 1-5 e 7). Cada imagem foi processada para extrair a cobertura florestal. Utilizou-se o algoritmo de classificação não-supervisionada (Isodata) implementada Envi 3.2, seguido de interpretação visual e agrupa-mento de classes espectrais na escala de 1:100.000.
As áreas com potencial para a criação de florestas estaduais de produção totalizaram 38.195 km² (24,9%). Para separar a área para florestas estaduais em polígonos distintos utilizaram-se dados sobre as rodovias e hidrografia. A área mínima de cada polígono deveria ser igual ou superior a 50 mil hectares, dessa maneira, ex-cluiu-se aproximadamente 2.144 km² (1,4%) de florestas isoladas no Estado, A área resultante, 36.080 km² (23,1%), foi indicada como sendo as zonas potenciais para a criação das florestas estaduais. E, finalmente, essas zonas foram subdivididas em 14 polígonos.