Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentável

08/06/05
Compartilhar o artigo:
Título Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentável
Autores Mark Schulze Edson Vidal Jimmy Grogan Johan Zweede Daniel Zarin
Ano de publicação 2005
Acesso em https://cienciahoje.org.br/edicao/214/

SCHULZE, M. et al**.** Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentável. Revista Ciência Hoje, v. 214, n. 36, p. 66-69, 2005.

Introdução

A Amazónia precisa urgentemente de um novo modelo silvicultural, visto que os efeitos ca-tastróficos da exploração predatória de madeira es-tão se espalhando por toda a sua paisagem. No início dos anos 90, foram iniciados testes de métodos de exploração madeireira que poderiam melhorar a efi-ciência da extração, limitar os danos às árvores so-breviventes e minimizar a degradação ambiental. Chamado de Exploração de Impacto Reduzido (EIR). esse sistema é, agora, peça fundamental para as ini-ciativas de reforma da indústria madeireira da Ama-zônia brasileira.

Comparada à exploração predatória, a EIR reduz os danos decorrentes da extração, deixa estoques maiores de árvores comerciais sobreviventes e promove o crescimento mais rápido destas. Mas será que esse sistema aperfeiçoado garante a produção sustentada de madeira de valor comercial e a per-sistência de populações arbóreas nas florestas ex-ploradas? Neste artigo, examinamos os efeitos pro-váveis da exploração que segue as determinações do novo sistema e obedece à legislação florestal nacio-nal, no que se refere às espécies madeireiras.

Comentários