Sist, Plinio; Peña-Claros, Marielos; Calles, Juan; Derroire, Géraldine; Kanashiro, Milton; Ortega, Karen; Piponiot, Camille; Roopsind,Anand; Veríssimo, Adalberto; Vidal, Edson; Wortel, Verginia, Putz, Francis E. Manejo florestal para produção de madeira e restauração de paisagens florestais na Amazônia: O caminho para a sustentabilidade. The Amazon We Want, 2023. https://www.aamazoniaquequeremos.org/spa_publication/policy-brief-2023-manejo-florestal-para-producao-de-madeira-e-restauracao-de-paisagens-florestais/
Mensagens-chave
(i) Diretrizes atuais para extrações legais de madeira das florestas naturais na Amazônia (em torno de 20 m3ha-1 de madeira extraída a cada 15-35 anos) não são sustentáveis.
(ii) O rendimento de madeira proveniente de florestas naturais manejadas pode ser substancialmente melhorado pela aplicação de tratamentos silviculturais custo-efetivos que aumentam o estoque e o crescimento de árvores madeireiras.
(iii) O crescente interesse na restauração de florestas tropicais oferece oportunidades para promover o manejo de florestas secundárias e degradadas para madeira, e plantações mistas com espécies nativas. Os rendimentos de madeira dessas áreas restauradas reduziriam a pressão sobre as florestas naturais – permitindo que áreas maiores fossem reservadas para proteção e reduzindo a intensidade de corte em florestas naturais.
(iv) A silvicultura de base comunitária poderia aumentar substancialmente a superfície de produção, promovendo simultaneamente o desenvolvimento rural.
(v) Os esforços para promover o manejo florestal sustentável são limitados pela concorrência desleal da extração ilegal de madeira, bem como pela falta de mercados especializados que reconheçam o valor agregado da madeira proveniente de florestas naturais manejadas de forma responsável.