Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Acre – Agosto 2022 a Julho 2023. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.
As análises revelaram que entre agosto de 2022 e julho de 2023 um total de 10.359 hectares de floresta tiveram exploração madeireira no estado do Acre. A área mapeada esse ano foi 60% menor do que a verificada no ano anterior (25.667 hectares). Assim como a área explorada diminuiu, as transações de madeira em tora registradas nos sistemas oficiais de controle para o mesmo período e analisadas pela plataforma Timberflow também reduziram em 2022-2023, atingindo 489 mil metros cúbicos, cerca de 8% a menos que os valores registrados em 2021-2022.
Foi observado que 100% da exploração mapeada no estado apresentou algum tipo de autorização para a operação. 93% de toda a exploração madeireira se concentrou em imóveis rurais cadastrados, seguido por assentamentos rurais com 7%. Não foram detectadas explorações em áreas protegidas, como Unidades de Conservação ou Terras Indígenas.
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE
Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Estado do Acre foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom), e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex) disponibilizados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.
Baixe o estudo completo aqui
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox']