Vários autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Amazonas – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2019 e julho de 2020 um total de 71.091 hectares de florestas tiveram exploração de madeira no Estado do Amazonas. Desse valor, pelo menos 18.992 ha (26%) ocorreram em locais não autorizados, como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas. Devido ao formato dos dados disponibilizados e à carência de determinadas informações, não foi possível realizar uma análise completa sobre o total das explorações florestais autorizadas e não autorizadas. Em relação à área total com exploração madeireira na Amazônia, no mesmo período, o Amazonas ficou em 2º lugar, com 16%. Acesse aqui o infográfico do Bioma.

Simex AM Agosto2019 Julho2020 - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Amazonas – Agosto 2019 a Julho 2020
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

A falta de acesso dos pesquisadores a documentos oficiais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), responsável pelo licenciamento de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) no estado, impossibilitou a checagem da legalidade das explorações florestais até o lançamento do presente estudo. Futuramente, a partir da disponibizalação completa dos dados, esta análise poderá ser realizada.

Clique aqui para ver a publicação


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR