TOMADA DE PREÇO 004/2020 
Contratação de consultoria em inovação tecnológica sênior para o design e implantação dos Laboratórios Criativos da Amazônia
Terceira Via Amazônica / Amazônia 4.0
Um inovador conceito para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
Código de Referência: Inovação Sênior
 

  1. Contexto e Justificativa

Nas últimas décadas, o debate sobre a Amazônia tem se concentrado numa abordagem de conservação (a qual chamamos de Primeira Via) verso um modelo de exploração intensiva de recursos naturais— commodities agrícolas e minerais, hidroeletricidade (que denominamos Segunda Via). Entretanto, as tentativas de conciliarem estas duas vias apresentam resultados muito modestos. Está mais do que na hora de buscarmos uma Terceira Via Amazônica.
O objetivo principal da iniciativa Terceira Via Amazônica é desencadear uma nova oportunidade econômica e inclusiva para a proteção aos ecossistemas e às comunidades distribuídas por toda a região, incluindo povos da floresta, indígenas e tradicionais, que são seus guardiães, e também as comunidades urbanas. Isso poderá ser obtido através da rápida prototipagem e dimensionamento de inovações que aplicam uma combinação de tecnologias avançadas digitais, biológicas e de materiais da 4ª Revolução Industrial (4RI), traduzido pelo conceito de “Amazônia 4.0”. Uma economia de floresta em pé adere ao princípio de uma inovadora bioeconomia com raízes profundas na Amazônia, em claro contraste com a visão de enxergar a região apenas como um produtor de insumos primários para indústrias em outros lugares. Deve gerar bioindústrias locais e diversificadas e produtos de valor agregado em todos os elos da cadeia de valor. Isso requer, imediatamente, a necessidade de um empreendedorismo inovador e reforçado e a capacidade de utilizar, eficazmente, as tecnologias modernas da 4ª Revolução Industrial.
Este projeto desenvolverá o conceito de “Laboratórios Criativos da Amazônia” (LCAs). Os LCAs são projetados para serem laboratórios de campo para o desenvolvimento de capacidades das populações locais para trazer as inovações da 4ª Revolução Industrial para uma série de cadeias de valor de produtos originários da Biodiversidade – por exemplo, açaí, castanha, cupuaçu, cacau, copaíba, andiroba, latex, entre muitas outras–, gerando bioindústrias locais. A implementação de agregação de valor localmente em milhares de comunidades Amazônicas oferece o potencial de desenvolvimento econômico inclusivo, descentralizado e de melhor qualidade. O potencial econômico de produtos da biodiversidade Amazônica é superior àquele das commodities agrícolas que substituem a floresta, como é notável no exemplo do açaí, produto que mantém a floresta em pé em sistemas agroflorestais, atingiu nichos de mercado globalmente e gera mais renda para seus produtores. Os LCAs igualmente contemplarão altas tecnologias como genômica, biomimética, bioarte, entre outras.
Diante deste contexto, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon está selecionando um(a) consultor(a), conforme edital.

  1. Objetivos e Produtos

Prestar serviços de consultoria a este projeto no que diz respeito ao design e à implantação de Laboratórios Criativos da Amazônia utilizando estas modernas tecnologias.

  1. Perfil do consultor

– Pessoa jurídica
– Especialista em pesquisa com principal foco em inovação tecnológica – ênfase nas emergentes tecnologias digitais, biológicas e de materiais.

  1. Duração e Local de Trabalho

O contrato de consultoria terá duração entre 12 e 18 meses, com possibilidade de renovação por igual período, provavelmente sob novos termos, a depender do desempenho da consultoria.
Os serviços devem ser prestados na cidade de São José dos Campos, SP.
 
Confira a tomada de preço completa aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR